O PNLD-2015 DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: SABERES MOBILIZADOS PELOS PROFESSORES NA ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO.
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 18114 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 185 "inscrito_id" => 1782 "titulo" => "O PNLD-2015 DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: SABERES MOBILIZADOS PELOS PROFESSORES NA ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO." "resumo" => "Nos últimos anos, o governo federal investe vultosas quantias no Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD) que avalia e adquire Livros Didáticos (LD) das disciplinas escolares da educação básica. A pesquisa tem como objetivo investigar os saberes docentes mobilizados por professores do ensino médio ao realizarem a seleção do LD de Biologia (PNLD-2015) a ser adotada pela escola. O estudo de caso foi realizado em uma escola estadual de ensino médio do município de Itapipoca, Ceará, em duas etapas: a primeira consistiu na coleta de dados a partir de um questionário com 05 perguntas abertas, respondido por 28 docentes de áreas diversas, seguida de uma entrevista semiestruturada com 03 professores da disciplina de Biologia; a segunda etapa consistiu na análise dos dados, que foi realizada a partir da metodologia de Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados possibilitaram verificar a predominância dos saberes disciplinares, curriculares e da ação pedagógica no processo de seleção de LD no contexto do PNLD, identificando-se uma dependência das informações presentes no Guia do Livro Didático fornecido pelo Ministério da Educação (MEC). Também foi possível compreender os fatores ligados à sensação de inadequação do LD selecionado ao projeto pedagógico da escola campo da investigação. Dessa forma, defende-se a importância de se investir, na formação inicial e continuada dos professores, no incremento do processo de análise e avaliação de materiais didáticos, em especial os LD; como também, a ampliação do tempo para o processo de análise e seleção dos livros a serem adotados pelas escolas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Biologia" "palavra_chave" => "PESQUISA EDUCACIONAL, SABERES DOCENTES, PNLD-2015, LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA93_ID1782_05052016123245.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELLY DA SILVA PATRICIO" "autor_nome_curto" => "GISELLY " "autor_email" => "gspfacedi@gmail.com" "autor_ies" => "EEF LINA BERTOLINI E CEI TIO ARNALDO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 18114 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 185 "inscrito_id" => 1782 "titulo" => "O PNLD-2015 DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: SABERES MOBILIZADOS PELOS PROFESSORES NA ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO." "resumo" => "Nos últimos anos, o governo federal investe vultosas quantias no Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD) que avalia e adquire Livros Didáticos (LD) das disciplinas escolares da educação básica. A pesquisa tem como objetivo investigar os saberes docentes mobilizados por professores do ensino médio ao realizarem a seleção do LD de Biologia (PNLD-2015) a ser adotada pela escola. O estudo de caso foi realizado em uma escola estadual de ensino médio do município de Itapipoca, Ceará, em duas etapas: a primeira consistiu na coleta de dados a partir de um questionário com 05 perguntas abertas, respondido por 28 docentes de áreas diversas, seguida de uma entrevista semiestruturada com 03 professores da disciplina de Biologia; a segunda etapa consistiu na análise dos dados, que foi realizada a partir da metodologia de Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados possibilitaram verificar a predominância dos saberes disciplinares, curriculares e da ação pedagógica no processo de seleção de LD no contexto do PNLD, identificando-se uma dependência das informações presentes no Guia do Livro Didático fornecido pelo Ministério da Educação (MEC). Também foi possível compreender os fatores ligados à sensação de inadequação do LD selecionado ao projeto pedagógico da escola campo da investigação. Dessa forma, defende-se a importância de se investir, na formação inicial e continuada dos professores, no incremento do processo de análise e avaliação de materiais didáticos, em especial os LD; como também, a ampliação do tempo para o processo de análise e seleção dos livros a serem adotados pelas escolas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Biologia" "palavra_chave" => "PESQUISA EDUCACIONAL, SABERES DOCENTES, PNLD-2015, LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA93_ID1782_05052016123245.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELLY DA SILVA PATRICIO" "autor_nome_curto" => "GISELLY " "autor_email" => "gspfacedi@gmail.com" "autor_ies" => "EEF LINA BERTOLINI E CEI TIO ARNALDO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }