Nos últimos anos, o governo federal investe vultosas quantias no Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD) que avalia e adquire Livros Didáticos (LD) das disciplinas escolares da educação básica. A pesquisa tem como objetivo investigar os saberes docentes mobilizados por professores do ensino médio ao realizarem a seleção do LD de Biologia (PNLD-2015) a ser adotada pela escola. O estudo de caso foi realizado em uma escola estadual de ensino médio do município de Itapipoca, Ceará, em duas etapas: a primeira consistiu na coleta de dados a partir de um questionário com 05 perguntas abertas, respondido por 28 docentes de áreas diversas, seguida de uma entrevista semiestruturada com 03 professores da disciplina de Biologia; a segunda etapa consistiu na análise dos dados, que foi realizada a partir da metodologia de Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados possibilitaram verificar a predominância dos saberes disciplinares, curriculares e da ação pedagógica no processo de seleção de LD no contexto do PNLD, identificando-se uma dependência das informações presentes no Guia do Livro Didático fornecido pelo Ministério da Educação (MEC). Também foi possível compreender os fatores ligados à sensação de inadequação do LD selecionado ao projeto pedagógico da escola campo da investigação. Dessa forma, defende-se a importância de se investir, na formação inicial e continuada dos professores, no incremento do processo de análise e avaliação de materiais didáticos, em especial os LD; como também, a ampliação do tempo para o processo de análise e seleção dos livros a serem adotados pelas escolas.