O ensino de Morfologia vegetal, bem como o ensino de Botânica no ensino fundamental, médio e superior é marcado por uma série de problemáticas. É evidente a falta de interesse dos alunos pelo conteúdo que ocorre principalmente devido à falta de percepção dos discente da relação que o Homem possui com as plantas, desde os primórdios até os dias de hoje. Outra problemática é que o ensino de botânica é transmitido de maneira exclusivamente teórica, expositiva, principalmente no ensino fundamental e médio muitas vezes de forma descontextualizada e fragmentada, tornando os temas de morfologia vegetal e botânica abstratos. Com isso, o presente trabalho tem como objetivo tornar o ensino de botânica e morfologia vegetal mais concreto através de material didático tridimensional para experiência de maneira demonstrativa e contextualizada das partes da flor, filotaxia, bem como folhas e suas partes. Para essa finalidade foi escolhida a família Myrtaceae que apresenta elevada relevância na economia. Essa atividade foi desenvolvida na disciplina de Diversidade de Plantas com Sementes, disciplina obrigatória do 4° período do curso de Licenciatura, em Ciências Biológicas com intuito de compilar diversas famílias de importância econômicas com uma Feira de Conhecimentos. Esse evento integrou estudantes do Ensino Médio e contribuiu para formação complementar do Licenciando em Ciências Biológicas. O trabalho foi desenvolvido de maneira interdisciplinar permitindo que a aluna do 2° ano do ensino médio pudesse concretizar seus conhecimentos sobre a morfologia vegetal. Posteriormente, durante a apresentação do trabalho observou-se o interesse dos ouvintes, estudantes do Ensino Médio e Licenciandos em Ciências Biológicas pelos modelos tridimensionais representando as principais características da família e sua importância econômica, farmacêutica e histórica, de forma concreta contextualizada. Por fim podemos observar a importância da contextualização e aproximação, bem com a concretização que o modelo tridimensional pode propiciar, bem como ser ponto de partida a explanação da importância das plantas para o homem desde a da sua relação ecológica bem como sua importância para a história da humanidade além de ser de fundamental importância para a formação do Licenciado em Ciências Biológicas e propiciar para os estudantes de ensino fundamental e médio a alfabetização científica.