Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

CONHECIMENTO PRÉVIO: UMA ANÁLISE DOS CONCEITOS QUÍMICOS DOS DISCENTES INGRESSANTES NO CURSO DE ZOOTECNIA DA UFPB/CCA

Palavra-chaves: QUÍMICA, INGRESSANTES, ZOOTECNIA Pôster (PO) Licenciatura em Química
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17912
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 562
    "inscrito_id" => 1448
    "titulo" => "CONHECIMENTO PRÉVIO: UMA ANÁLISE DOS CONCEITOS QUÍMICOS DOS DISCENTES INGRESSANTES NO CURSO DE ZOOTECNIA DA UFPB/CCA"
    "resumo" => """
      É comum encontrar dificuldade de aprendizagem em sala de aula, devido à defasagem de conteúdos básicos, em especial na área de ciências exatas. É provável que esta ocorrência seja devida aos conteúdos trabalhados dentro da sala de aula visto que são apresentados como provenientes de uma ciência "pronta", onde não há espaço para discussões, o que leva ao desinteresse dos alunos. Ao ingressar no Ensino Superior o mau aprendizado do Ensino Médio reflete de forma significativa sobre o aluno, observando-se a grande deficiência em certos assuntos, sobretudo nos de Química. Com base no exposto, este trabalho propõe realizar uma análise sobre o conhecimento prévio de conceitos químicos dos alunos ingressantes no curso de Zootecnia do CCA/UFPB, referente ao período letivo 2015.2. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário com quatorze questões objetivas. Com base nos resultados obtidos pode-se afirmar que os ingressantes do referido curso apresentam baixo nível de conhecimento relacionado a conceitos básicos de química, ministrados no ensino médio.\r\n
      \r\n
      .
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Química"
    "palavra_chave" => "QUÍMICA, INGRESSANTES, ZOOTECNIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA87_ID1448_17052016205348.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA MACAÚBAS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA MACAÚBAS"
    "autor_email" => "camilamacaubas@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17912
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 562
    "inscrito_id" => 1448
    "titulo" => "CONHECIMENTO PRÉVIO: UMA ANÁLISE DOS CONCEITOS QUÍMICOS DOS DISCENTES INGRESSANTES NO CURSO DE ZOOTECNIA DA UFPB/CCA"
    "resumo" => """
      É comum encontrar dificuldade de aprendizagem em sala de aula, devido à defasagem de conteúdos básicos, em especial na área de ciências exatas. É provável que esta ocorrência seja devida aos conteúdos trabalhados dentro da sala de aula visto que são apresentados como provenientes de uma ciência "pronta", onde não há espaço para discussões, o que leva ao desinteresse dos alunos. Ao ingressar no Ensino Superior o mau aprendizado do Ensino Médio reflete de forma significativa sobre o aluno, observando-se a grande deficiência em certos assuntos, sobretudo nos de Química. Com base no exposto, este trabalho propõe realizar uma análise sobre o conhecimento prévio de conceitos químicos dos alunos ingressantes no curso de Zootecnia do CCA/UFPB, referente ao período letivo 2015.2. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário com quatorze questões objetivas. Com base nos resultados obtidos pode-se afirmar que os ingressantes do referido curso apresentam baixo nível de conhecimento relacionado a conceitos básicos de química, ministrados no ensino médio.\r\n
      \r\n
      .
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Química"
    "palavra_chave" => "QUÍMICA, INGRESSANTES, ZOOTECNIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA87_ID1448_17052016205348.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA MACAÚBAS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA MACAÚBAS"
    "autor_email" => "camilamacaubas@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

É comum encontrar dificuldade de aprendizagem em sala de aula, devido à defasagem de conteúdos básicos, em especial na área de ciências exatas. É provável que esta ocorrência seja devida aos conteúdos trabalhados dentro da sala de aula visto que são apresentados como provenientes de uma ciência "pronta", onde não há espaço para discussões, o que leva ao desinteresse dos alunos. Ao ingressar no Ensino Superior o mau aprendizado do Ensino Médio reflete de forma significativa sobre o aluno, observando-se a grande deficiência em certos assuntos, sobretudo nos de Química. Com base no exposto, este trabalho propõe realizar uma análise sobre o conhecimento prévio de conceitos químicos dos alunos ingressantes no curso de Zootecnia do CCA/UFPB, referente ao período letivo 2015.2. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário com quatorze questões objetivas. Com base nos resultados obtidos pode-se afirmar que os ingressantes do referido curso apresentam baixo nível de conhecimento relacionado a conceitos básicos de química, ministrados no ensino médio. .

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.