É comum encontrar dificuldade de aprendizagem em sala de aula, devido à defasagem de conteúdos básicos, em especial na área de ciências exatas. É provável que esta ocorrência seja devida aos conteúdos trabalhados dentro da sala de aula visto que são apresentados como provenientes de uma ciência "pronta", onde não há espaço para discussões, o que leva ao desinteresse dos alunos. Ao ingressar no Ensino Superior o mau aprendizado do Ensino Médio reflete de forma significativa sobre o aluno, observando-se a grande deficiência em certos assuntos, sobretudo nos de Química. Com base no exposto, este trabalho propõe realizar uma análise sobre o conhecimento prévio de conceitos químicos dos alunos ingressantes no curso de Zootecnia do CCA/UFPB, referente ao período letivo 2015.2. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário com quatorze questões objetivas. Com base nos resultados obtidos pode-se afirmar que os ingressantes do referido curso apresentam baixo nível de conhecimento relacionado a conceitos básicos de química, ministrados no ensino médio.
.