O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma proposta de abordagem experimental no ensino de Química, especificamente voltada para o ensino médio das escolas públicas, utilizando experimentos simples que possam ser executados em sala de aula com materiais de fácil acesso e baixo custo, como exemplo, a produção de indicadores ácidos – bases utilizando o repolho roxo e beterraba, como também resto de óleo de frituras para produção de sabão biodegradável, e por fim a produção de detergentes. A realização destes experimentos oportunizou a compreensão dos conteúdos, dos conceitos e das propriedades ácido - base a partir do reconhecimento das substâncias domiciliares através da ação colorimétrica dos indicadores naturais.
O contexto que foi desenvolvido a pesquisa, contou com uma fração de 19 alunos do 1° Ano, turma “A” do ensino médio manhã da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor José Paulino - Arara PB.
Esta pesquisa foi realizada em dois momentos. No primeiro momento, foi exposto o conteúdo em questão com aula expositiva seguido de avaliação com questões objetivas; para o segundo momento foi realizado aulas expositivas e dialogadas com o auxilio de atividades experimentais de baixo custo, seguida de avaliação com questões objetivas. Cada momento contou com quatro aulas de quarenta e cinco minutos.
Para a coleta de dados, foi aplicada uma avaliação com questões objetivas ao fim de cada momento do conteúdo estudado. Em seguida, foi realizado entrevista com questões semi - estruturada, que avaliou a visão dos alunos sobre a temática em questão.
A análise dos resultados, fez-se uma categorização onde foram utilizados os pressupostos da Análise de Conteúdo de Bardin (2002), trata-se de uma análise clássica e prática de materiais textuais, que tem o objetivo de trabalhar com palavras e expressões significativas encontradas nos textos, que visa ultrapassar as incertezas e enriquecer a leitura dos textos e dadas analisados. Para o autor, trata-se de um conjunto de técnicas de análise das comunicações, que busca utilizar procedimentos sistemáticos e objetivos presentes nos conteúdos das mensagens.