O ensino de química nas escolas públicas tem se apresentado cada vez mais preocupante a Química é uma ciência hermética um estudo do lado oculto da natureza, por conseguinte, sendo muito complicado para professores tornarem-na mais atraente e menos difícil a sua compreensão tendo em vista que a falta de recursos das escolas públicas é desmotivador para os professores. A utilização de materiais recicláveis para aulas de química é uma alternativa que vem mostrando-se cada vez mais eficaz, de baixo custo, pois a maioria dos materiais utilizados é disponibilizada pelos próprios alunos, dessa maneira desperta o interesse deles para o conteúdo da disciplina, diversifica a metodologia das aulas e pode ser desenvolvido na própria sala de aula. Diante dessa problemática, foram desenvolvidas aulas experimentais na escola estadual de ensino fundamental e médio Deputado Carlos Pessoa filho no município de Aroeiras-PB, com os alunos do primeiro ano do tuno da tarde. Após o desenvolvimento do trabalho foi possível perceber a compreensão e interação dos alunos aos conteúdos mostrando ser indispensável o uso destes no processo de desenvolvimento e edificação do conhecimento dos educando.