Atualmente o processo de educação, especificamente no ensino de química, requer instrumentos e suportes mais inovadores e lúdicos com o intuito de motivar os alunos, que em sua maioria apresentam desmotivação, déficit de atenção e certa resistência quanto a disciplina de química. Assim, faz-se necessário o uso de técnicas motivadoras que auxiliem o professor em sala de aula, proporcionando-lhe uma maior participação dos alunos e uma melhoria considerável na compreensão de certos assuntos na referida disciplina.
Por ser considerado um assunto de difícil entendimento para os alunos, neste trabalho será abordado o tema Eletroquímica que, por meio da ferramenta de ensino “atividades experimentais”, serão sugeridos aos discentes alguns processos químicos com o foco no estudo da fabricação de pilhas alternativas tendo caráter investigativo. A fim de proporcionar ao aluno um maior aprimoramento de seus conhecimentos científicos mediante o conteúdo teórico aplicado anteriormente em sala de aula e o momento prático desenvolvido em laboratório, para que dessa maneira eles tenham uma percepção mais ampla quanto a relação que estes processos eletroquímicos têm com seu dia-a-dia.
Além disso, nesse trabalho iremos refletir sobre as causas das dificuldades de aprendizagem na disciplina de química, de acordo com revisão bibliográfica utilizada e relatos de experiências de alguns alunos em sala, com o intuito ainda de observar e verificar o nível de aceitação dos alunos mediante as atividades propostas assim como, o aprimoramento de suas habilidades cognitivas. Por fim, buscar despertar um maior interesse nos alunos pela disciplina, facilitando assim, a compreensão do conteúdo ministrado em sala de aula.