Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E INVESTIGATIVAS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ELETROQUÍMICA

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, QUÍMICA NO COTIDIANO, ATIVIDADES INVESTIGATIVAS, ELETROQUÍMICA Pôster (PO) Licenciatura em Química
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17831
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 556
    "inscrito_id" => 851
    "titulo" => "ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E INVESTIGATIVAS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ELETROQUÍMICA"
    "resumo" => """
      Atualmente o processo de educação, especificamente no ensino de química, requer instrumentos e suportes mais inovadores e lúdicos com o intuito de motivar os alunos, que em sua maioria apresentam desmotivação, déficit de atenção e certa resistência quanto a disciplina de química. Assim, faz-se necessário o uso de técnicas motivadoras que auxiliem o professor em sala de aula, proporcionando-lhe uma maior participação dos alunos e uma melhoria considerável na compreensão de certos assuntos na referida disciplina.\r\n
      Por ser considerado um assunto de difícil entendimento para os alunos, neste trabalho será abordado o tema Eletroquímica que, por meio da ferramenta de ensino “atividades experimentais”, serão sugeridos aos discentes alguns processos químicos com o foco no estudo da fabricação de pilhas alternativas tendo caráter investigativo. A fim de proporcionar ao aluno um maior aprimoramento de seus conhecimentos científicos mediante o conteúdo teórico aplicado anteriormente em sala de aula e o momento prático desenvolvido em laboratório, para que dessa maneira eles tenham uma percepção mais ampla quanto a relação que estes processos eletroquímicos têm com seu dia-a-dia.\r\n
      Além disso, nesse trabalho iremos refletir sobre as causas das dificuldades de aprendizagem na disciplina de química, de acordo com revisão bibliográfica utilizada e relatos de experiências de alguns alunos em sala, com o intuito ainda de observar e verificar o nível de aceitação dos alunos mediante as atividades propostas assim como, o aprimoramento de suas habilidades cognitivas. Por fim, buscar despertar um maior interesse nos alunos pela disciplina, facilitando assim, a compreensão do conteúdo ministrado em sala de aula.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Química"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, QUÍMICA NO COTIDIANO, ATIVIDADES INVESTIGATIVAS, ELETROQUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA87_ID851_17052016203631.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA GLYCIA SILVA MOREIRA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA GLYCIA"
    "autor_email" => "amandaglycia@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17831
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 556
    "inscrito_id" => 851
    "titulo" => "ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E INVESTIGATIVAS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ELETROQUÍMICA"
    "resumo" => """
      Atualmente o processo de educação, especificamente no ensino de química, requer instrumentos e suportes mais inovadores e lúdicos com o intuito de motivar os alunos, que em sua maioria apresentam desmotivação, déficit de atenção e certa resistência quanto a disciplina de química. Assim, faz-se necessário o uso de técnicas motivadoras que auxiliem o professor em sala de aula, proporcionando-lhe uma maior participação dos alunos e uma melhoria considerável na compreensão de certos assuntos na referida disciplina.\r\n
      Por ser considerado um assunto de difícil entendimento para os alunos, neste trabalho será abordado o tema Eletroquímica que, por meio da ferramenta de ensino “atividades experimentais”, serão sugeridos aos discentes alguns processos químicos com o foco no estudo da fabricação de pilhas alternativas tendo caráter investigativo. A fim de proporcionar ao aluno um maior aprimoramento de seus conhecimentos científicos mediante o conteúdo teórico aplicado anteriormente em sala de aula e o momento prático desenvolvido em laboratório, para que dessa maneira eles tenham uma percepção mais ampla quanto a relação que estes processos eletroquímicos têm com seu dia-a-dia.\r\n
      Além disso, nesse trabalho iremos refletir sobre as causas das dificuldades de aprendizagem na disciplina de química, de acordo com revisão bibliográfica utilizada e relatos de experiências de alguns alunos em sala, com o intuito ainda de observar e verificar o nível de aceitação dos alunos mediante as atividades propostas assim como, o aprimoramento de suas habilidades cognitivas. Por fim, buscar despertar um maior interesse nos alunos pela disciplina, facilitando assim, a compreensão do conteúdo ministrado em sala de aula.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Química"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, QUÍMICA NO COTIDIANO, ATIVIDADES INVESTIGATIVAS, ELETROQUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA87_ID851_17052016203631.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA GLYCIA SILVA MOREIRA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA GLYCIA"
    "autor_email" => "amandaglycia@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

Atualmente o processo de educação, especificamente no ensino de química, requer instrumentos e suportes mais inovadores e lúdicos com o intuito de motivar os alunos, que em sua maioria apresentam desmotivação, déficit de atenção e certa resistência quanto a disciplina de química. Assim, faz-se necessário o uso de técnicas motivadoras que auxiliem o professor em sala de aula, proporcionando-lhe uma maior participação dos alunos e uma melhoria considerável na compreensão de certos assuntos na referida disciplina. Por ser considerado um assunto de difícil entendimento para os alunos, neste trabalho será abordado o tema Eletroquímica que, por meio da ferramenta de ensino “atividades experimentais”, serão sugeridos aos discentes alguns processos químicos com o foco no estudo da fabricação de pilhas alternativas tendo caráter investigativo. A fim de proporcionar ao aluno um maior aprimoramento de seus conhecimentos científicos mediante o conteúdo teórico aplicado anteriormente em sala de aula e o momento prático desenvolvido em laboratório, para que dessa maneira eles tenham uma percepção mais ampla quanto a relação que estes processos eletroquímicos têm com seu dia-a-dia. Além disso, nesse trabalho iremos refletir sobre as causas das dificuldades de aprendizagem na disciplina de química, de acordo com revisão bibliográfica utilizada e relatos de experiências de alguns alunos em sala, com o intuito ainda de observar e verificar o nível de aceitação dos alunos mediante as atividades propostas assim como, o aprimoramento de suas habilidades cognitivas. Por fim, buscar despertar um maior interesse nos alunos pela disciplina, facilitando assim, a compreensão do conteúdo ministrado em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.