A Educação a Distância (EaD) pode ser considerada a mais democrática das modalidades de educação, pois se utilizando de tecnologias de informação e comunicação transpõe obstáculos à conquista do conhecimento. Neste trabalho, foi realizada uma pesquisa exploratória, a qual tem como característica a necessidade de compreensão de um problema com maior grau de precisão. Todo o entendimento do problema, e confirmações das hipóteses pressagiadas no decorrer da revisão teórica, pôde-se ser corroborada através do questionário aplicado para um público total de 91 estudantes que estão devidamente matriculadas na UEPB, que corresponde a cerca de 30% do total de alunos do curso noturno. Foi verificado que grande parte dos alunos consome muito de seu tempo no deslocamento até a UEPB, tempo este que poderia ser utilizado diretamente nos estudos das disciplinas propostas na ementa do curso. Portanto, a implantação do EaD para o curso de licenciatura em Química noturno seria uma proposta viável desde que algumas situações fossem colocadas em discussão pelos gestores do curso, principalmente com relação a possibilidade da instalação de polos nas microrregiões com salas de informáticas e retroprojetores para possíveis aulas de vídeo conferência, facilitando desta forma, o acesso de pessoas que não tenham computador e internet.