Ultimamente anos há uma enorme preocupação com a escassez de água no Brasil, principalmente nas regiões do Nordeste. As mudanças nas condições ambientais devido a poluição e degradação da natureza, seja por queimadas, desmatamentos e outros, são fatores que podem interferir e contribuir para a poluição das águas ainda restantes para o consumo humano e animal. Diante dessa poluição e do quadro de degradação da natureza, nasce uma urgência de sensibilização e de conservação da população com o meio ambiente, proposto pela Educação Ambiental (EA). A partir deste embasamento, o presente trabalho objetivou-se construir ações educativas que desenvolvessem uma reflexão e sensibilização com os alunos do ensino fundamental I, dentro do ensino de ciências, sobre o consumo excessivo de água. Utilizando materiais dialógicos, interativos, como jogos didáticos e vídeos educativos. Os resultados obtidos foram significativos para com o objetivo proposto, através da observação participante e de análises de desenhos e redações elaboradas pelos alunos antes e depois das intervenções, assim como a construção do jogo lúdico e a confecção dos cartazes para a oficina, foi possível identificar mudanças de concepções e de atitudes, diante da importância da preservação dos recursos hídricos, e a redução do consumo excessivo de água. Levando em consideração que cada aluno possui um contexto social educacional diferente e que a EA não se restringe apenas ao meio escolar, mas principalmente social.