Este trabalho dedica-se ao estudo das variedades linguísticas encontradas no Livro “Vidas Secas” e, para isso, traz uma investigação feita com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Batista Leite, localizada na cidade de Sousa/PB. Objetivamos, assim, compreender como a variedade linguística atua no ensino de Língua Portuguesa. O trabalho foi desenvolvido durante oficinas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, e se apoiará nas perspectivas de Calvet (2009) e Labov (2008), sobre sociolinguística, cujos autores abordam as variedades da língua falada em diferentes regiões. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, e, também, a leitura do livro “Vidas Secas” com alunos acima indicados, enriquecida com uma entrevista que apresenta opiniões dos alunos sobre variedades linguísticas contida no livro. Os alunos puderam compreender através das oficinas as variedades linguísticas da língua falada e também escrita, além de identificar o preconceito linguístico e respeitar as diferenças linguísticas de cada região do nosso país.