Este trabalho teve como objetivo relacionar os conhecimentos teóricos e práticos no que diz respeito ao processo de ensino (político-sócio-pedagógico) do conteúdo "Sistema, Substância pura e Mistura", mais especificamente, facilitar a compreensão do conteúdo em questão e proporcionar a motivação dos alunos a estudarem Química a partir da contextualização do assunto com o cotidiano. Também apresenta-se relatos obtidos a partir da aplicação de metodologias diferenciadas de ensino durante a realização do estágio supervisionado, em uma turma de química do 1º ano do Ensino Médio de uma escola de Rede Pública situada na cidade de Santa Cruz do Capibaribe-PE. As metodologias utilizadas tiveram como base a teoria sócio-cognitiva da motivação para aprendizagem proposta inicialmente por Albert Bandura e aprimorada pela teoria sócio-interacionista de Vygotsky, além da metodologia do ensino por descoberta referida por Amstrong. Nas quais as seguintes ferramentas de ensino: livro didático, experimentação, recursos audiovisuais e o lúdico, fizeram parte. Os resultados obtidos a partir da análise das metodologias empregadas, mostram a eficiência, aceitação e envolvimento por parte dos alunos em desenvolver as atividades propostas.