Este artigo aborda a necessidade de inserção da multimodalidade como um recurso metodológico nas aulas de língua portuguesa, tendo em vista os sentidos que se podem depreender a partir da combinação dos múltiplos recursos semióticos empregados na diversidade de textos que circulam socialmente. E uma vez que essa pluralidade precisa integrar o currículo escolar, convém evidenciar os materiais didáticos utilizados em sala de aula, mais especificamente, o Livro Didático de Português (LDP); no sentido em que além de comportar uma multiplicidade de gêneros, ele ainda ocupa um lugar de destaque na sala de aula e na prática docente. Para tanto, parte da análise de dois Livros Didáticos (LD) utilizados em uma escola pública estadual da cidade de Campina Grande-PB, durante os anos letivos de 2014 e 2015, a saber: Português: literatura, gramática, produção de texto, dos autores Sarmento & Tufano (2010); e Português: contexto, interlocução e sentido, das autoras Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre & Marcela Pontara (2013). Pautado nas metodologias da pesquisa exploratória, qualitativa, bibliográfica e documental; fundamenta-se nas orientações oficiais e nas reflexões de pesquisadores como Dionísio & Vasconcelos (2013), Rojo & Barbosa (2015), dentre outros. Com base nos resultados, verifica-se que a multimodalidade é uma característica essencial do LDP (em virtude do aspecto gráfico, da presença de imagens e textos multimodais diversos) e que, aos poucos, os aspectos verbais e visuais dos textos começam a ser explorados em algumas atividades.