Resumo: Este artigo apresenta os resultados obtidos no desenvolvimento do projeto Reivindicação e Conquistas: Exercitando a Cidadania no Ambiente Escolar realizado na Escola Estadual Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro. Um projeto elaborado para cumprir as exigências de uma das etapas do Programa Missão Pedagógica no Parlamento, no ano 2013. O principal objetivo é descrever uma experiência didático-pedagógica sobre educação para democracia no âmbito da pesquisa, enfocando a prática docente e a experiência em iniciação científica dos estudantes do ensino médio. Trata-se, portanto, de um estudo descritivo numa abordagem qualitativa, cujo percurso metodológico consistiu numa sequência didática caracterizada pelos seguintes momentos: apresentação do projeto e sensibilização; realização de uma oficina de pensamento e, posterior roda de discussão; realização de uma enquete sobre reivindicações no contexto escolar; construção dos dados e das categorias de análise; socialização da aprendizagem; e participação na avaliação da aprendizagem. Os resultados apontam que a dinâmica do trabalho possibilitou o desenvolvimento de conhecimentos de natureza científica no âmbito da educação para democracia. Os estudantes mostraram-se prestativos, colaborativos e bem participativos na proposta de iniciação científica e pesquisa no contexto da educação para a democracia.