Esse artigo surgiu a partir de uma atividade que foi aplicada para uma turma de licenciandos em matemática e tem por finalidade abordar o uso das tecnologias nas aulas de matemática, enfatizando a importância da utilização desse recurso pelo professor com intuito de promover aos alunos uma aprendizagem mais dinâmica. Nesta perspectiva trataremos sobre a inserção das novas tecnologias como alternativa oposta a uma aprendizagem programada tradicional, presente no currículo da disciplina de matemática nos dias atuais. Debateremos também sobre o papel do professor como mediador desse recurso, já que ele é tido como elemento fundamental para obter êxito nas atividades que se pretendem realizar com as tecnologias, para que seu aluno avance rumo aos objetivos preestabelecidos; como base nisso, é fundamental que o professor compreenda que uma abordagem baseada no uso de tecnologia requer uma discussão sobre currículo. De posse de alguns levantamentos bibliográficos de alguns autores que pesquisam sobre o uso e a exploração das tecnologias, o uso do Software Geogebra e o papel do professor no cenário educacional fundamentaram a nossa pesquisa. São apontadas algumas das características e potencialidades do Software educativo Geogebra, e em seguida apresentamos uma atividade didática a ser desenvolvida na disciplina de prática pedagógica no ensino de matemática III abordando o conteúdo de função do 2º grau, possibilitando investigações do software pretendido e as suas utilidades.