As aulas de Química Orgânica no Ensino Médio, ainda são ministradas para os alunos de forma tradicional, deixando lacunas no processo de ensino-aprendizagem, acarretando desinteresse e grande dificuldade por parte dos estudantes, na compreensão dos conteúdos abordados em salas de aulas. É nesse contexto, que o jogo didático ganha espaço como instrumento motivador para a aprendizagem de conhecimentos químicos, à medida que propõe estímulo ao interesse dos discentes, favorecendo a apropriação de conceitos, simbolizando um instrumento pedagógico que leva o professor à condição de condutor, estimulador e avaliador da aprendizagem. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a utilização do jogo didático intitulado “Trilhando com as Funções Orgânicas” como estratégias de ensino que despertem o interesse dos alunos em aprender o tema funções orgânicas. O presente estudo foi desenvolvido com duas turmas de 3º ano do Ensino Médio, de uma escola pública da cidade de Areia-PB, totalizando 43 alunos, dos quais 21 estudantes eram da turma I e 22 da turma II. O processo de realização deste trabalho foi dividido em três etapas: confecção, aplicação e avaliação da utilização do jogo. Para testar a funcionalidade do jogo didático como recurso para revisar o conteúdo, este foi aplicado apenas na turma I, já na outra turma a revisão ocorreu de forma tradicional. Em seguida foi aplicado um questionário em ambas as turmas, comparando os dados obtidos através do mesmo, os resultados alcançados foram satisfatórios do ponto de vista lúdico e de aprendizagem.