Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRILHANDO COM AS FUNÇÕES ORGÂNICAS: UMA PROPOSTA DE UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: ENSINO MÉDIO, QUÍMICA ORGÂNICA, JOGO DIDÁTICO, APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino de Ciências
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17015
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1991
    "inscrito_id" => 2531
    "titulo" => "TRILHANDO COM AS FUNÇÕES ORGÂNICAS: UMA PROPOSTA DE UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "As aulas de Química Orgânica no Ensino Médio, ainda são ministradas para os alunos de forma tradicional, deixando lacunas no processo de ensino-aprendizagem, acarretando desinteresse e grande dificuldade por parte dos estudantes, na compreensão dos conteúdos abordados em salas de aulas. É nesse contexto, que o jogo didático ganha espaço como instrumento motivador para a aprendizagem de conhecimentos químicos, à medida que propõe estímulo ao interesse dos discentes, favorecendo a apropriação de conceitos, simbolizando um instrumento pedagógico que leva o professor à condição de condutor, estimulador e avaliador da aprendizagem. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a utilização do jogo didático intitulado “Trilhando com as Funções Orgânicas” como estratégias de ensino que despertem o interesse dos alunos em aprender o tema funções orgânicas. O presente estudo foi desenvolvido com duas turmas de 3º ano do Ensino Médio, de uma escola pública da cidade de Areia-PB, totalizando 43 alunos, dos quais 21 estudantes eram da turma I e 22 da turma II. O processo de realização deste trabalho foi dividido em três etapas: confecção, aplicação e avaliação da utilização do jogo. Para testar a funcionalidade do jogo didático como recurso para revisar o conteúdo, este foi aplicado apenas na turma I, já na outra turma a revisão ocorreu de forma tradicional. Em seguida foi aplicado um questionário em ambas as turmas, comparando os dados obtidos através do mesmo, os resultados alcançados foram satisfatórios do ponto de vista lúdico e de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, QUÍMICA ORGÂNICA, JOGO DIDÁTICO, APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID2531_08092015173318.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUSTAVO DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "GUSTAVO"
    "autor_email" => "gustavo.nee84@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17015
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1991
    "inscrito_id" => 2531
    "titulo" => "TRILHANDO COM AS FUNÇÕES ORGÂNICAS: UMA PROPOSTA DE UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "As aulas de Química Orgânica no Ensino Médio, ainda são ministradas para os alunos de forma tradicional, deixando lacunas no processo de ensino-aprendizagem, acarretando desinteresse e grande dificuldade por parte dos estudantes, na compreensão dos conteúdos abordados em salas de aulas. É nesse contexto, que o jogo didático ganha espaço como instrumento motivador para a aprendizagem de conhecimentos químicos, à medida que propõe estímulo ao interesse dos discentes, favorecendo a apropriação de conceitos, simbolizando um instrumento pedagógico que leva o professor à condição de condutor, estimulador e avaliador da aprendizagem. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a utilização do jogo didático intitulado “Trilhando com as Funções Orgânicas” como estratégias de ensino que despertem o interesse dos alunos em aprender o tema funções orgânicas. O presente estudo foi desenvolvido com duas turmas de 3º ano do Ensino Médio, de uma escola pública da cidade de Areia-PB, totalizando 43 alunos, dos quais 21 estudantes eram da turma I e 22 da turma II. O processo de realização deste trabalho foi dividido em três etapas: confecção, aplicação e avaliação da utilização do jogo. Para testar a funcionalidade do jogo didático como recurso para revisar o conteúdo, este foi aplicado apenas na turma I, já na outra turma a revisão ocorreu de forma tradicional. Em seguida foi aplicado um questionário em ambas as turmas, comparando os dados obtidos através do mesmo, os resultados alcançados foram satisfatórios do ponto de vista lúdico e de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, QUÍMICA ORGÂNICA, JOGO DIDÁTICO, APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID2531_08092015173318.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUSTAVO DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "GUSTAVO"
    "autor_email" => "gustavo.nee84@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

As aulas de Química Orgânica no Ensino Médio, ainda são ministradas para os alunos de forma tradicional, deixando lacunas no processo de ensino-aprendizagem, acarretando desinteresse e grande dificuldade por parte dos estudantes, na compreensão dos conteúdos abordados em salas de aulas. É nesse contexto, que o jogo didático ganha espaço como instrumento motivador para a aprendizagem de conhecimentos químicos, à medida que propõe estímulo ao interesse dos discentes, favorecendo a apropriação de conceitos, simbolizando um instrumento pedagógico que leva o professor à condição de condutor, estimulador e avaliador da aprendizagem. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a utilização do jogo didático intitulado “Trilhando com as Funções Orgânicas” como estratégias de ensino que despertem o interesse dos alunos em aprender o tema funções orgânicas. O presente estudo foi desenvolvido com duas turmas de 3º ano do Ensino Médio, de uma escola pública da cidade de Areia-PB, totalizando 43 alunos, dos quais 21 estudantes eram da turma I e 22 da turma II. O processo de realização deste trabalho foi dividido em três etapas: confecção, aplicação e avaliação da utilização do jogo. Para testar a funcionalidade do jogo didático como recurso para revisar o conteúdo, este foi aplicado apenas na turma I, já na outra turma a revisão ocorreu de forma tradicional. Em seguida foi aplicado um questionário em ambas as turmas, comparando os dados obtidos através do mesmo, os resultados alcançados foram satisfatórios do ponto de vista lúdico e de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.