A Educação Escolar Indígena, conforme define a legislação brasileira, deve ser específica e diferenciada a partir das expressões socioculturais de cada povo. Autores têm enfatizado a importância dos conteúdos escolares de Estatística para apoiar práticas sociais dos cidadãos, uma vez que conhecimentos de estatísticos são fundamentais para vida cotidiana e podem ser uma ferramenta para analisar importantes situações. Apesar do Currículo Nacional para a Educação Escolar Indígena- RCNEI (Brasil, 1998) incluir o ensino de conteúdos de Matemática como importantes para o desenvolvimento intercultural dos povos indígenas, o referido documento não inclui tópicos de Estatística. Todavia, mesmo que não estejam enumerados como tópicos no currículo específico, professores de escolas indígenas têm ensinado noções de Estatística baseados em orientações do conteúdo geral para o ensino básico. Pesquisas sobre o ensino de Estatística entre povos indígenas são escassas o que remete à necessidade de investigações nessa área. Assim, este estudo objetiva analisar os componentes curriculares vinculados à Estatística em escolas indígenas do povo Xukuru do Ororubá. A abordagem metodológica é de cunho colaborativo, com interação entre pesquisadores e participantes em todas as etapas da pesquisa. Tais dados começaram a ser coletados por meio de visitas às aldeias indígenas e participação em encontros com os professores. Os principais instrumentos de coleta das informações previstas são observações e entrevistas semiestruturadas. Participarão da pesquisa 11(onze) professores, com os quais será desenvolvida uma intervenção de ensino de tópicos de Estatística. Uma análise sobre a entrada no campo de pesquisa, assim como dos resultados da entrevista realizada com os professores, está em desenvolvimento. Resultados preliminares indicam que os professores recebem poucas orientações para o trabalho com Estatística, e que costumam desenvolver mais frequentemente atividades voltadas à construção e interpretação de gráficos e tabelas.