As tecnologias da informação e comunicação (TICs) audiovisuais são instrumentos multimidiáticos utilizados como recursos didáticos que possibilitam uma aprendizagem de forma dinâmica, e podem ser partilhadas por um número grande de interagentes, em oposição aos limites das salas de aula. Embora constitua um potente recurso tecnológico para propiciar significados e interpretações da realidade por meio do entrelaçamento da imagem e do som, a videoaula exibe dificuldades no que se refere à avaliação do aprendizado e da fecundidade da apresentação. Sendo assim, objetivou-se com este trabalho exibir uma videoaula sobre a estrutura bioquímica de aminoácidos e verificar a capacidade desse material de promover a compreensão e memorização de curta duração dos conhecimentos sobre a temática. Trata-se de um estudo descritivo e comparativo, com abordagem quantitativa, realizado no período de outubro a novembro de 2014, com 23 alunos do curso de graduação em Enfermagem. A execução desse estudo é regulamentada pela Resolução nº 04/2009 da UFCG. Os resultados sugerem que, em uma escala de 0 a 10, houve um aumento na pontuação média de 1,57, para 3,22, após os alunos assistirem a videoaula. Aplicamos um teste t para dados pareados com nível de significância de 0,05. O resultado do teste confirmou nossa hipótese de que há a apreensão de conhecimentos relacionados com a videoaula. Sendo assim, o recurso didático trabalhado neste estudo mostrou-se capaz de promover o desenvolvimento cognitivo acerca da temática, reafirmando a importância de se complementar as metodologias tradicionais de ensino, tais como as aulas expositivas, com as novas tecnologias educacionais.