Partindo da premissa de que a maior dificuldade para o estudante de origem popular não é apenas ingressar na universidade, mas permanecer nela e concluir o curso, o presente estudo visa compreender como a assistência estudantil contribui para a afiliação dos estudantes à universidade. Temos como bases principais a Etnometodologia, que estuda os processos da vida cotidiana, e o conceito de afiliação do sociólogo Alain Coulon, que diz respeito ao processo de se tornar membro em um novo grupo. Para a coleta de dados, optamos pela observação participante e pela entrevista semiaberta. Participaram cinco estudantes de origem popular da UFCG do campus de Campina Grande, que estavam sendo beneficiados por três tipos de assistência estudantil (auxílio transporte, restaurante universitário e residência universitária). A interpretação dos dados se deu pela Análise Temática, modalidade da Análise de Conteúdo. As temáticas encontradas se referem: aos eventos que acontecem antes do ingresso na universidade e são importantes que isso aconteça; ao início da vida universitária e suas principais dificuldades; as políticas de assistência na visão do estudante; e por fim, a relação entre políticas de assistência e afiliação. Verificamos que a vivência nas residências favorecem a afiliação e permanência dos estudantes, e por isso devem ter uma atenção melhor por parte da instituição.