Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

QUE REFERENCIAS ORIENTAM AS AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE PAU DOS FERROS?

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESCOLAS, REFERENCIAIS Pôster (PO) / Poster Submission Educação Ambiental
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16853
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 367
    "inscrito_id" => 4865
    "titulo" => "QUE REFERENCIAS ORIENTAM AS AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE PAU DOS FERROS?"
    "resumo" => """
      O presente trabalho é parte integrante de uma pesquisa  que está sendo desenvolvida  em três  escolas públicas estaduais, em Pau dos Ferros/RN, com o objetivo de analisar quais os referenciais que orientam as ações de Educação Ambiental em escolas públicas de Pau dos Ferros; Refletir acerca dos  principais aportes conceituais de Educação Ambiental existentes; Identificar quais os referenciais teórico-metodológicos  disponibilizados para as escolas delimitadas;\tDestacar quais desses referenciais são utilizados na prática docente  nas escolas estudadas.\r\n
      Para isso, buscaremos o referencial teórico existente sobre o tema, principalmente na definição do conceito de Educação Ambiental e os referenciais que norteiam a  Educação Ambiental no Brasil. Fazemos uma caracterização do objeto de estudo, para compreensão da realidade social em que estão inseridas e da clientela atendida. Analisaremos os documentos orientadores dessas escolas, como Projeto Político Pedagógico,  relatórios de encontros de formação docente, dada  a importância desses documentos e necessidade de formação para a constante  melhoria da performance docente. Através de entrevistas com o apoio pedagógico, analisaremos se os encontros para formação continuada  abordam a temática. Faremos um levantamento da bibliografia existente nas Escolas e disponibilizada para os professores sobre a temática; Por meio de questionários semiestruturados, analisaremos o conceito de Educação Ambiental e os referenciais teórico-metodológicos usados pelos professores na realização de ações de Educação Ambiental.  Por último, tecemos considerações acerca do trabalho desenvolvido  e do tema abordado.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESCOLAS, REFERENCIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA10_ID4865_06082015170554.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HORTÊNCIA PESSOA RÊGO GOMES"
    "autor_nome_curto" => "HORTÊNCIA PESSOA"
    "autor_email" => "hortenciapessoa@bol.com.b"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16853
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 367
    "inscrito_id" => 4865
    "titulo" => "QUE REFERENCIAS ORIENTAM AS AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE PAU DOS FERROS?"
    "resumo" => """
      O presente trabalho é parte integrante de uma pesquisa  que está sendo desenvolvida  em três  escolas públicas estaduais, em Pau dos Ferros/RN, com o objetivo de analisar quais os referenciais que orientam as ações de Educação Ambiental em escolas públicas de Pau dos Ferros; Refletir acerca dos  principais aportes conceituais de Educação Ambiental existentes; Identificar quais os referenciais teórico-metodológicos  disponibilizados para as escolas delimitadas;\tDestacar quais desses referenciais são utilizados na prática docente  nas escolas estudadas.\r\n
      Para isso, buscaremos o referencial teórico existente sobre o tema, principalmente na definição do conceito de Educação Ambiental e os referenciais que norteiam a  Educação Ambiental no Brasil. Fazemos uma caracterização do objeto de estudo, para compreensão da realidade social em que estão inseridas e da clientela atendida. Analisaremos os documentos orientadores dessas escolas, como Projeto Político Pedagógico,  relatórios de encontros de formação docente, dada  a importância desses documentos e necessidade de formação para a constante  melhoria da performance docente. Através de entrevistas com o apoio pedagógico, analisaremos se os encontros para formação continuada  abordam a temática. Faremos um levantamento da bibliografia existente nas Escolas e disponibilizada para os professores sobre a temática; Por meio de questionários semiestruturados, analisaremos o conceito de Educação Ambiental e os referenciais teórico-metodológicos usados pelos professores na realização de ações de Educação Ambiental.  Por último, tecemos considerações acerca do trabalho desenvolvido  e do tema abordado.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESCOLAS, REFERENCIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA10_ID4865_06082015170554.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HORTÊNCIA PESSOA RÊGO GOMES"
    "autor_nome_curto" => "HORTÊNCIA PESSOA"
    "autor_email" => "hortenciapessoa@bol.com.b"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente trabalho é parte integrante de uma pesquisa que está sendo desenvolvida em três escolas públicas estaduais, em Pau dos Ferros/RN, com o objetivo de analisar quais os referenciais que orientam as ações de Educação Ambiental em escolas públicas de Pau dos Ferros; Refletir acerca dos principais aportes conceituais de Educação Ambiental existentes; Identificar quais os referenciais teórico-metodológicos disponibilizados para as escolas delimitadas; Destacar quais desses referenciais são utilizados na prática docente nas escolas estudadas. Para isso, buscaremos o referencial teórico existente sobre o tema, principalmente na definição do conceito de Educação Ambiental e os referenciais que norteiam a Educação Ambiental no Brasil. Fazemos uma caracterização do objeto de estudo, para compreensão da realidade social em que estão inseridas e da clientela atendida. Analisaremos os documentos orientadores dessas escolas, como Projeto Político Pedagógico, relatórios de encontros de formação docente, dada a importância desses documentos e necessidade de formação para a constante melhoria da performance docente. Através de entrevistas com o apoio pedagógico, analisaremos se os encontros para formação continuada abordam a temática. Faremos um levantamento da bibliografia existente nas Escolas e disponibilizada para os professores sobre a temática; Por meio de questionários semiestruturados, analisaremos o conceito de Educação Ambiental e os referenciais teórico-metodológicos usados pelos professores na realização de ações de Educação Ambiental. Por último, tecemos considerações acerca do trabalho desenvolvido e do tema abordado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.