O presente trabalho é parte integrante de uma pesquisa que está sendo desenvolvida em três escolas públicas estaduais, em Pau dos Ferros/RN, com o objetivo de analisar quais os referenciais que orientam as ações de Educação Ambiental em escolas públicas de Pau dos Ferros; Refletir acerca dos principais aportes conceituais de Educação Ambiental existentes; Identificar quais os referenciais teórico-metodológicos disponibilizados para as escolas delimitadas; Destacar quais desses referenciais são utilizados na prática docente nas escolas estudadas.
Para isso, buscaremos o referencial teórico existente sobre o tema, principalmente na definição do conceito de Educação Ambiental e os referenciais que norteiam a Educação Ambiental no Brasil. Fazemos uma caracterização do objeto de estudo, para compreensão da realidade social em que estão inseridas e da clientela atendida. Analisaremos os documentos orientadores dessas escolas, como Projeto Político Pedagógico, relatórios de encontros de formação docente, dada a importância desses documentos e necessidade de formação para a constante melhoria da performance docente. Através de entrevistas com o apoio pedagógico, analisaremos se os encontros para formação continuada abordam a temática. Faremos um levantamento da bibliografia existente nas Escolas e disponibilizada para os professores sobre a temática; Por meio de questionários semiestruturados, analisaremos o conceito de Educação Ambiental e os referenciais teórico-metodológicos usados pelos professores na realização de ações de Educação Ambiental. Por último, tecemos considerações acerca do trabalho desenvolvido e do tema abordado.