O objetivo do artigo é apresentar um estudo de caso ocorrido no Colégio Militar de Salvador com discentes do Ensino Básico. A construção de um musical, intitulada ‘O soldado e a bailarina’, resulta de uma experiência com o psicodrama socioeducacional nas oficinas interdisciplinares de Língua Portuguesa – Artes Cênicas. Ao descrever as oficinas interdisciplinares de dança-teatro ali realizadas, mostramos o redimensionamento das práticas transdisciplinaress que objetivavam desenvolver a espontaneidade, a criatividade e a sensibilidade como competências e habilidades auxiliadoras do multiletramento. A população-alvo foi composta por discentes de ambos os sexos, com idades variando de 9 até 18 anos. Em virtude de os discentes sentirem necessidade de investir em atividades voltadas para o exercício da criação coreográfica, as oficinas serviram para consolidar a solicitação discente, bem como contemplar os conteúdos da dança-teatro e o interesse coletivo. Considerada atividade extracurricular, a dança pode ser realizada de forma extracurricular, e assim, fugir das normatizações recebidas pela Divisão de Ensino Preparatório Assistencial que monitora os doze colégios militares que compõem o Sistema Colégio Militar do Brasil. Após algumas experiências com o psicodrama, os discentes que apresentavam, inicialmente, uma gestualidade estereotipada pela vivência com ginástica, puderam revelar novas possibilidades motoras. O estudo apresentou como questão norteadora: Como o psicodrama foi desenvolvido no colégio em atividades interdisciplinares de dança-teatro? Desse modo, as construções coreográficas, de natureza inter e transdisciplinar, puderam estar alinhadas com os objetivos do macro da instituição e, de igual modo, pode desenvolver competências primordiais para essas tarefas teve resposta positiva.