RESUMO: A escrita assegura ao homem a capacidade de se comunicar, expor suas opiniões e reivindicações, interagindo com a sociedade em que vive, e, trabalhar a escrita em sala de aula é importante para melhorar a capacidade de comunicação. A produção e discussão de diferentes gêneros textuais possibilita o contato com textos que circulam socialmente, criando situações reais para o aluno, que passa a conhecer a função de cada um deles e assim ampliar a sua maneira de escrever seja uma crônica, um texto dissertativo. A “Coletânea eu sou autor: uma proposta de produção textual para alunos do Ensino Médio” objetiva retratar como a apreensão dos processos de leitura e escrita são essenciais para a formação de leitores e escritores proficientes. Parte de uma breve discussão sobre os gêneros textuais, apresentando-os como fenômenos históricos de natureza maleável, dinâmica e plástica, vinculados à vida cultural e social. Aborda que, fruto do trabalho coletivo, os gêneros contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia a dia. Apresenta a noção de Letramento como uma prática capaz de exercer atividades mais complexas através da leitura e da escrita. Analisa como os educandos conseguem, a partir desses processos, a apreensão das múltiplas linguagens. Nesse contexto, enfatiza que a compreensão de tais processos envolverá o código linguístico, como também a relação vida e aprendizagem.