Sob um ponto de vista articulador de ideias, este texto expõe parte de uma pesquisa em andamento fundamentada essencialmente em Pierre Bourdieu a partir do estudo de um de seus elementos teórico conceituais, o poder simbólico. Sendo assim, no que concerne à temática, pode-se delimitá-la como a identificação e o estudo de elementos que configuram violência simbólica, mecanismo de ação do poder simbólico, inserida na perspectiva do curso de Pedagogia da Faculdade Sul-Americana (FASAM).Aliado ao tema explicitado, este texto assume o objetivo de articular o potencial interpretativo da construção teórica de Bourdieu sobre o poder simbólico com a formação inicial do pedagogo na FASAM. Os argumentos, teorias, análises e posicionamentos sociológicos compõem o que se pode chamar de “o método de Bourdieu”.A pesquisa em curso defende uma abordagem qualitativa dos dados e obteve dados via Pesquisa Bibliográfica. Estudos e pesquisas preliminares indicam que estão postas uma série de barreiras à qualidade do processo formativo do pedagogo. Há uma associação direta entre tais dificuldades, de modo que estas podem ser investigadas a partir do conceito de poder simbólico proposto pelo referencial central adotado, sendo que este assume a relação entre os mecanismos estruturados e estruturantes.