Esta pesquisa busca analisar a concepção do PIBID enquanto política de inclusão do licenciando no ambiente escolar, bem como sendo adepta ao direcionamento da atuação profissional, assim objetiva-se com esse construto compreender o quanto esse programa pode interferir na inserção do discente no mercado de trabalho, partindo do fato que este induz a uma construção paralela e conjunta de uma formação e profissionalização docente. A metodologia está caracterizada em uma abordagem qualitativa, se encontrando aplaudida no procedimento metodológico de pesquisa bibliográfico/documental. O texto encontra-se construído em 3 momentos, sumariamente os dois primeiros tópicos constituindo o arcabouço teórico, no que segue a formação docente na concepção da ação prática e posteriormente a profissionalização docente e o mercado de trabalho; por último analisa-se o PIBID enquanto uma política de prática docente atrelada a uma inserção no mercado de trabalho. Considera-se que o PIBID surge como mediador da projeção do aluno a vivência docente, favorecendo a construção da identidade de cunho profissional, e propiciando uma conjuntura que lhe fornece subsídios para um melhor exercício de sua profissão. Logo, esta política, não se limita apenas na execução teoria-prática analisada em sua formação, mais um preparo para inserção no mundo de trabalho.