Nos últimos anos a universidade tem ganhado novos contornos, permitindo um maior acesso de estudantes de origem popular, contudo, a permanência ainda é algo preocupante. Nessa pesquisa de caráter qualitativo, buscamos investigar a vida universitária e compreender as estratégias criadas por estudantes de origem popular para se afiliarem a universidade no âmbito institucional e intelectual. Tendo como referência a Etnometodologia, o público pesquisado foi composto por cinco estudantes, sendo cada um deles vinculado a um centro do campus central da UFCG, o de Campina Grande. Foram realizadas cinco entrevistas, que foram gravadas em áudio e transcritas, e duas observações, registradas em um diário de campo. Os dados foram interpretados através da Análise Temática uma das modalidades da Análise de Conteúdo, que resultou em três temas: o início da vida universitária e os rompimentos necessários; a adaptação progressiva e suas estratégias e a afiliação e o manejo das regras. Os resultados encontrados corroboram com a literatura pesquisada, chamando atenção para a necessidade de a universidade desenvolver ações que melhorem o suporte oferecido para estudantes, não só com políticas de permanência, mas também investigando profundamente quais motivos levam ou não à desistir da graduação.