Este artigo objetiva configurar o processo de Desenvolvimento e Aprendizagem na Educação Básica nos anos iniciais, no sentido de elencar alguns dos aspectos do processo de ensino aprendizagem, no que diz respeito ao papel do brinquedo para a criança. Embora as diferenças entre Piaget e Vygotsky contenham pontos divergentes, esses autores também partilham de pontos de vista semelhantes. Sendo assim, como já foi dito anteriormente, os estudos desses autores, entre outras coisas, tratam sobre as teorias de desenvolvimento e aprendizagem. A partir disso, esse estudo se desenvolveu na disciplina Metodologia do Ensino de alfabetização, no Curso de Pedagogia/UEPB, mediante determinadas reflexões teóricas acerca desta temática. Neste percurso, nosso objetivo geral é analisar alguns aspectos referentes ao processo de Desenvolvimento e Aprendizagem na educação básica e como isso ocorre com relação ao brinquedo, embasado em Vygotsky e Piaget. Nesse sentido, procuramos realizar uma análise bibliográfica, enfocando que os processos de desenvolvimento são independentes da aprendizagem, ou seja, a aprendizagem não implica no desenvolvimento e este precede a aprendizagem. Entretanto, para Vygotsky a influencia do social é de fundamental importância, pois sem a sua interferência não há desenvolvimento.