O presente trabalho monográfico aborda as contribuições que os jogos educativos no espaço escolar trazem para aprendizagem de crianças com necessidades educativas especiais no Atendimento Educacional Especializado (AEE). O objetivo desse trabalho é analisar a utilização dos jogos para a aprendizagem das crianças com deficiências, no AEE e teve por objetivos específicos apresentar a percepção do pedagogo sobre a utilização de jogos para a educação especial, descrever o processo de confecção e utilização dos jogos no processo de aprendizagem e analisar quais as principais pesquisas bibliográficas proporcionadas pelo jogo. A metodologia utilizada foi observação-participante, entrevista e diário de campo. Teve como lugar de pesquisa a escola “sonho da comunidade” na modalidade de ensino AEE na cidade Amontada-Ce. Com a realização dessa pesquisa pude conhecer um pouco da realidade das crianças com deficiência que estudam no AEE. Percebi a grande importância que os jogos trazem para o desenvolvimento aprendizagens das crianças e a capacidade que as mesmas têm em aprender, independente de qualquer deficiência.