O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é uma síndrome neurobiológica de alto índice em crianças e adolescentes, apresentando quadro clínico bem estabelecido para o seu diagnóstico, caracterizado por dificuldades de manter a atenção e concentração e atitudes impulsivas. O objetivo deste trabalho, de abordagem descritiva, realizado através de pesquisa bibliográfica, foi fazer um levantamento bibliográfico, na literatura em evidência, buscando informações sobre esta temática, através de autores como Bossa (2000), Gentile (2000), Lancet (1998), dentre outros. Normalmente, o TDAH na infância está associado a dificuldades de aprendizagem e ao relacionamento com professores e outras crianças. Hoje esse transtorno é subdividido em três tipos principais: desatento, hiperativo/impulsivo e combinado. Os procedimentos de avaliação diagnóstica são abrangentes, envolvendo fundamentalmente a coleta de dados através dos pais, da escola e da própria criança. Ainda é frequente encontrar profissionais da educação que afirmam que a criança com TDAH é apenas mal educada pelos pais. Sendo assim, este conclui-se que informar pais e professores sobre as características, forma de avaliar e tratamento do TDAH, poderia proporcionar uma melhor qualidade de vida a essas crianças.