Ao analisarmos a educação brasileira de uma forma ampla, observamos alguns aspectos bem trabalhados pelos docentes e outros que podem ser melhorados, de acordo com o desenvolvimento e interação do professor com o aluno em sala de aula. As disciplinas que são determinadas como fundamentais durante o desenvolvimento pedagógico do aluno são integradas por métodos de ensino já desenvolvidos e, muitas vezes, já estabelecidos pela instituição de ensino. Dentre essas disciplinas, está a Língua Portuguesa que vem sendo ministrada mediante um novo método de ensino, embasado na teoria dos gêneros textuais. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho visa relacionar teoria e prática docente, a partir da apresentação e discussão das experiências obtidas no estágio supervisionado, realizado em uma escola pública da rede estadual de ensino, situada no município de Campina Grande/PB, como requisito avaliativo do Componente Curricular Estágio Supervisionado I, do Curso de Letras da Universidade Estadual da Paraíba. Uma das conclusões que foi possível chegar é que por meio do estágio, o aluno passa a ter contato com o cotidiano da sala de aula, interferindo nas aulas através de apontamentos sobre o assunto apresentado, e auxiliando os alunos nas atividades sugeridas pelo professor, ocasião em que o estagiário começa a levantar hipóteses, questionamentos e indagações acerca da prática docente. É o momento por assim dizer de construção de um pensamento crítico e reflexivo sobre o que é ser professor, e suas repercussões para a formação do sujeito aluno.