LIMA, Carolina Barreiros De et al.. O supervisor escolar e a formação continuada. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/16544>. Acesso em: 22/11/2024 22:47
O presente artigo é fruto de uma monografia que teve como objetivo investigar o papel do Supervisor Escolar na formação continuada dos docentes de uma escola pública federal do Rio de Janeiro. Durante muito tempo essa formação pedagógica ocorria principalmente fora do local de trabalho dos educadores, mas atualmente, há uma forte tendência em valorizar o ambiente escolar como espaço de capacitação. O agente responsável por articular esse processo, juntamente com a direção, é o Supervisor, o qual assume as funções de orientar, integrar e controlar o processo de ensino-aprendizagem, promovendo a qualificação de sua equipe. O estudo foi embasado nas teorias de autores da área, como, Saviani (1999), Libâneo (2013), Nóvoa (2013) e Rangel (2014). Para obtenção e análise dos dados a serem discutidos, aplicou-se um questionário a dez professores de diferentes áreas de ensino da instituição. Os resultados demostraram que os docentes reconhecem a importância do Supervisor Escolar no processo ensino-aprendizagem, porém, não verificam a atuação do mesmo no processo de formação. Apontam ainda a necessidade de repensar estratégias que valorizem a escola como lugar de desenvolvimento profissional.