ALGUMAS METODOLOGIAS DE ENSINO UTILIZADAS PELOS PROFESSORES QUE LECIONAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: ALGUMAS IMPLICAÇÕES A PRÁTICA DOCENTE
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15402 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 284 "inscrito_id" => 4292 "titulo" => "ALGUMAS METODOLOGIAS DE ENSINO UTILIZADAS PELOS PROFESSORES QUE LECIONAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: ALGUMAS IMPLICAÇÕES A PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo analisar algumas metodologias de ensino ligadas a Educação matemática utilizadas pelos professores ao ensinar os conteúdos de matemática nos anos iniciais. A motivação para este estudo surgiu mediante participação em formação continuada propostas pelo Ministério da Educação, como: Pró-Letramento e GESTAR I, além de ter atuado como coordenador pedagógico da área de matemática. Deste modo surge o seguinte problema: qual a metodologia de ensino utilizada pelos professores que lecionam matemática nos anos iniciais que contribuem com a aprendizagem dos alunos? Em busca de resposta, recorreu-se as concepções de Brasil (1997) que aborda a importância do uso de metodologias de ensino de matemática diferenciada; A Mendes (2008) que menciona o uso da História da Matemática como fonte de conhecimentos matemáticos, dentre outros. Os dados coletados serão apresentados em tabelas e outros em forma de narrativas para em seguida serem analisados. Neste estudo, recorreu-se a uma abordagem qualitativa de acordo com Esteban (2010) diante das experiências atribuírem um sentido orientado pelos objetivos, valores e significados. Com isso constatou-se que embora os professores tenham mencionados que utilizam as metodologias da Educação Matemática, percebeu-se que em sua maioria as aulas que permanecem são as expositivas, havendo apenas o uso mecanizado de algumas das metodologias de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "METODOLOGIA DE ENSINO, ANOS INICIAIS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID4292_28072015070526.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO BATISTA RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOÃO BATISTA" "autor_email" => "jobval3@gmail.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15402 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 284 "inscrito_id" => 4292 "titulo" => "ALGUMAS METODOLOGIAS DE ENSINO UTILIZADAS PELOS PROFESSORES QUE LECIONAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: ALGUMAS IMPLICAÇÕES A PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo analisar algumas metodologias de ensino ligadas a Educação matemática utilizadas pelos professores ao ensinar os conteúdos de matemática nos anos iniciais. A motivação para este estudo surgiu mediante participação em formação continuada propostas pelo Ministério da Educação, como: Pró-Letramento e GESTAR I, além de ter atuado como coordenador pedagógico da área de matemática. Deste modo surge o seguinte problema: qual a metodologia de ensino utilizada pelos professores que lecionam matemática nos anos iniciais que contribuem com a aprendizagem dos alunos? Em busca de resposta, recorreu-se as concepções de Brasil (1997) que aborda a importância do uso de metodologias de ensino de matemática diferenciada; A Mendes (2008) que menciona o uso da História da Matemática como fonte de conhecimentos matemáticos, dentre outros. Os dados coletados serão apresentados em tabelas e outros em forma de narrativas para em seguida serem analisados. Neste estudo, recorreu-se a uma abordagem qualitativa de acordo com Esteban (2010) diante das experiências atribuírem um sentido orientado pelos objetivos, valores e significados. Com isso constatou-se que embora os professores tenham mencionados que utilizam as metodologias da Educação Matemática, percebeu-se que em sua maioria as aulas que permanecem são as expositivas, havendo apenas o uso mecanizado de algumas das metodologias de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "METODOLOGIA DE ENSINO, ANOS INICIAIS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID4292_28072015070526.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO BATISTA RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOÃO BATISTA" "autor_email" => "jobval3@gmail.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }