Este artigo tem como objetivo analisar algumas metodologias de ensino ligadas a Educação matemática utilizadas pelos professores ao ensinar os conteúdos de matemática nos anos iniciais. A motivação para este estudo surgiu mediante participação em formação continuada propostas pelo Ministério da Educação, como: Pró-Letramento e GESTAR I, além de ter atuado como coordenador pedagógico da área de matemática. Deste modo surge o seguinte problema: qual a metodologia de ensino utilizada pelos professores que lecionam matemática nos anos iniciais que contribuem com a aprendizagem dos alunos? Em busca de resposta, recorreu-se as concepções de Brasil (1997) que aborda a importância do uso de metodologias de ensino de matemática diferenciada; A Mendes (2008) que menciona o uso da História da Matemática como fonte de conhecimentos matemáticos, dentre outros. Os dados coletados serão apresentados em tabelas e outros em forma de narrativas para em seguida serem analisados. Neste estudo, recorreu-se a uma abordagem qualitativa de acordo com Esteban (2010) diante das experiências atribuírem um sentido orientado pelos objetivos, valores e significados. Com isso constatou-se que embora os professores tenham mencionados que utilizam as metodologias da Educação Matemática, percebeu-se que em sua maioria as aulas que permanecem são as expositivas, havendo apenas o uso mecanizado de algumas das metodologias de ensino.