Este trabalho teve como objetivo despertar a curiosidade dos alunos da Escola Estadual José Fernandes Machado, Natal, RN, bem como facilitar a compreensão e fixação dos conteúdos relacionados ao sistema nervoso através da utilização de modelos e técnicas de modelagem durante o processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para o ensino de ciências na escola local. As atividades foram desenvolvidas através do PIBID/BIOLOGIA do UNIFACEX no período de junho à outubro com alunos do 8º ano do ensino fundamental II. Inicialmente foi realizada uma sondagem sobre os conhecimentos relacionados ao sistema nervoso através de algumas problemáticas e atividades de recorte e colagem, seguido de aulas expositivas e rodas de conversas. Após isso a sala foi dividida em grupos, onde foram realizados os processos de modelagem com os alunos, onde estes receberam uma figura do sistema nervoso juntamente com massa de modelar de várias cores, com intuito de simular cada estrutura do sistema nervoso dando cor e relevo ao mesmo. Nesse momento ocorreu a mediação entre a teoria e a prática, tendo em vista que os alunos faziam questionamentos referentes a morfologia e fisiologia do mesmo. Durante os momentos de problematização, percebemos que os alunos demonstravam grande curiosidade acerca do tema, sendo verificado através dos diversos questionamentos sobre o sistema nervoso. Contudo, estes também nos permitiram perceber que os discentes não possuíam grande conhecimento sobre a temática, não compreendendo as funções do sistema, os nomes das estruturas, importância deste, e principalmente não conseguiam associa-lo as atividades desenvolvidas pelo próprio organismo. Durante as aulas expositivas e dialogadas, verificamos que o interesse dos discentes foi aguçado, intensificando a aprendizagem sobre a temática, os mesmos participaram de forma efetiva, emitindo opiniões e fazendo questionamentos ao longo das discussões realizadas. Durante as atividades de modelização constatamos a motivação dos alunos em relação ao conteúdo trabalhado, sendo ratificados mediante a participação dos mesmos durante toda a etapa da “construção” do sistema nervoso com a massa de modelar. No final dessa etapa percebemos a relevância de atividades como estas, pois os mesmos alunos que tinham dificuldades no conteúdo passaram a entendê-lo de maneira significativa, chegando a utilizar os diversos nomes de estruturas do sistema, e as funções desempenhadas por este. Diante disto podemos concluir que atividades por meio da modelagem e utilização de modelos vêm mostrando bons resultados no aprendizado dos alunos, pois esses participaram efetivamente das atividades, cooperando para o próprio aprendizado, assimilando os conteúdos ministrados de maneira significativa. Estas ações também contribuem no desenvolvimento dos bolsistas do PIBID/UNIFACEX possibilitando-lhes vivenciar as dificuldades do dia-a-dia escolar, e consequentemente desenvolver metodologias que facilitem o processo de ensino-aprendizagem dos alunos dentro do ensino de ciências.