A amplitude das discussões de uma educação infantil inclusiva, a busca por definir os apoios para o atendimento da criança com deficiência intelectual e a nova obrigatoriedade da faixa etária da educação básica valida a partir de 2016, propõem a operacionalização de práticas para a efetivação dos princípios de educar e cuidar centrados na criança. O Método Montessori, um dos grandes defensores dessa posição, se baseia em ações que visam práticas sustentadas nesses princípios e na autonomia da criança. Partindo disso, buscou-se: analisar a importância da operacionalização do Método Montessori para a formação de professores que atuam com alunos com deficiência intelectual. E como problemática: qual a importância da operacionalização do Método Montessori para a formação de professores que atuam com alunos com deficiência intelectual na educação infantil? Para a investigação desenvolveu-se uma pesquisa exploratória descritiva, com abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados optou-se pela observação não participante e a aplicação de questionário. Como participantes, 15 professoras que atuam na educação infantil em que há alunos com deficiência intelectual. Como resultados, observou-se que algumas professoras não tinham formação adequada para atuar na educação infantil e com alunos com deficiência intelectual, por conta disso, elas têm dificuldades em trabalhar em uma perspectiva de educação infantil inclusiva, principalmente na utilização dos recursos. As professoras apontaram que a operacionalização do Método Montessori favorece o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças e o uso dos recursos e dos ambientes podem facilitar a aprendizagem de crianças que apresentam deficiência intelectual.