Este texto tem como pretensão fomentar a discussão acerca do papel do livro didático na contemporaneidade e, posteriormente os efeitos de sua ausência no âmbito escolar. Nem sempre a comunidade escolar tem a sua disposição o material didático para servir de instrumento de consulta e aprendizado, muitas vezes, por problemas técnicos, atrasos na remessa, entre outros. Para consolidar esta pesquisa, delimitamos como campo de estudo, a escola pública Prof. José Soares de Carvalho, localizado no bairro da Primavera, Guarabira/PB. Nesse espaço escolar, nos deparamos com esta limitação no ensino da Geografia: a ausência do livro didático. Vivenciamos uma realidade na educação pública onde se faz necessário inovar e renovar a prática docente, o educador é a ponte existente entre a escola e os educandos. O profissional da educação tende a desenvolver uma nova proposta metodológica em substituição a esse recurso. O grande desafio é desenvolver atividades inovadoras com os conteúdos a serem trabalhados no ensino médio, no caso da escola averiguada, especificamente, as turmas do terceiro ano, devido à ausência desse recurso o (livro didático). Abordar as mídias entre outros, o uso do celular, a utilização de material impresso, pesquisa dirigida, a fim de suprir a deficiência existente. No desenvolver das atividades na escola, a proposta de todos os envolvidos é contribuir no ensino e aprendizagem da Geografia, para o desenvolvimento dos educandos dentro e fora da sala de aula, contribuindo para a sua formação sociocultural, senso crítico da sociedade na qual se encontra inserido.