Desde a antiguidade os jogos fazem parte da cultura humana tanto no sentido de recrear quanto de educar. A relação entre jogos e educação é antiga. Embora os jogos tenham diferentes finalidades, o jogo é uma atividade que proporciona prazer, fugindo às rotinas e obrigações diárias da vida. É uma necessidade de satisfação pessoal desde a infância até a idade adulta. A pesquisa pretende discutir o jogo na perspectiva sociocultural para a aprendizagem de conceitos matemáticos. O presente trabalho foi de cunho bibliográfico no qual foram selecionados livros e artigos científicos, priorizando como abordagem os jogos e seus aspectos socioculturais no ensino da matemática. Foram utilizados para construção deste trabalho teórico os pesquisadores: Piaget, Vygotsky, Huizinga, Kishimoto, Nascimento, Rosamilha, D’Ambrósio, Grando e Barros. Os educadores precisam conhecer o quanto o jogo na perspectiva sociocultural pode contribuir de forma enriquecedora e diversificada no desenvolvimento infantil, a fim de que as crianças fortaleçam sua auto-estima e favoreçam seu desenvolvimento intelectual.