O presente trabalho aponta para o ensino de Língua Portuguesa levando em conta as concepções de gramática normativa, descritiva e internalizada. Para tanto, foram consultados Possenti (1996), Antunes (2007), Marcuschi (2008), Martins (2013), entre outros, que discorrem acerca do ensino de Língua Portuguesa em compasso com a real utilização que o educando faz da língua em contextos sociais diversos. Desta forma, busca-se apresentar os conceitos de gramática e as implicações para o ensino, demonstrando a importância de evidenciar a língua como sistema (gramática normativa); como objeto de análise, procurando descrevê-la de maneira natural sem estigmatizar nenhuma variante (gramática descritiva); assim como evidenciar a capacidade que o indivíduo tem de internalizar conhecimentos acerca da língua através da interação com o outro (gramática internalizada). O foco deste trabalho consiste no esclarecimento acerca destas concepções de gramática, o que impulsiona uma reflexão acerca de práticas pedagógicas que não contribuem para desenvolver no educando uma competência linguística coerente e livre de preconceitos. Nesta direção, pretende-se evidenciar a importância de novas práticas de ensino, que permitam ao educando enxergar a língua para além da gramática normativa, assim como apresenta-se uma atividade didática elaborada por Cereja e Magalhães (2009), que contempla a funcionalidade do modo verbal subjuntivo na construção do texto. Vale ressaltar que a referida atividade deverá ser aplicada em turmas do 7º ano.