Articular a formação docente numa sociedade dinâmica como a atual, marcada por constantes transformações, requer uma análise e compreensão sobre o cotidiano do professor, dos estudantes e do contexto social-econômico-cultural-político. A formação dos educadores é crucial para a qualidade do ensino oferecido nas escolas, por isso a Lei nº. 9.394/96 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional – enseja “a associação entre teorias e práticas” como ponto essencial. Neste contexto, este trabalho propõe apresentar dados preliminares de uma pesquisa de iniciação científica (PIVIC), em andamento, que objetiva diagnosticar e mapear os laboratórios de ensino da Geografia, em instituições públicas de ensino superior nacionais, a fim de criar um banco de dados para a catalogação de experiências, abordagens e propostas de trabalho, tendo em vista a (re)criação de possibilidades para a utilização e dinamização do LAPEG (Laboratório de Práticas de Ensino da Geografia), implantado recentemente no Curso de Licenciatura em Geografia do IFBA, Campus Salvador. Preliminarmente, as pesquisadoras deste trabalho estão fazendo o levantamento e estudo de materiais na área em foco; diagnóstico do perfil dos discentes e docentes do Curso; além do início do levantamento dos laboratórios de ensino da Geografia existentes no território brasileiro. Outro ponto significativo relaciona-se ao incentivo da prática de pesquisa, já em processo, em um Curso de Licenciatura, contribuindo para o processo de reflexão e formação docente. Além do exposto, espera-se também que ocorra maior diálogo entre as disciplinas pedagógicas e específicas, bem como aproximação entre os ambientes acadêmico e escolar.