O seguinte projeto de pesquisa em andamento, propõe-se a explorar o papel da neurociência cognitiva no ensino da biologia; como as práticas de ensino têm afetado o campo neurocognitivo nos alunos; e, a importância da inclusão de processos pedagógicos voltados para esse campo. Objetivamos observar de que forma os professores tem trabalhado os conteúdos, tal como investigar qual o conhecimento dos professores quanto às contribuições da neurociência-cognitiva na área do ensino-aprendizagem e observar o grau de eficiência das práticas de ensino dos professores na aprendizagem dos alunos, tudo isso do ponto de vista da neurociência. O projeto “O conhecimento neurocognitivo nas práticas de ensino de Biologia”, é um mergulho profundo no campo do ensino na área de Biologia, já que intervém de forma a dar vez e voz aos dois lados e consequentemente, problematizar de que forma os conteúdos estão sendo transmitidos, apreendidos e absorvidos, se os métodos de ensino têm interferido positivo ou negativamente no âmbito cognitivo dos alunos. Como também instigar os professores a repensarem sobre suas formas de ensinar, aprimorando-as, para uma melhor eficácia no processo de ensino e aprendizagem.