O presente trabalho se insere no campo discursivo acerca da organização do currículo e do tempo curricular. E nessa direção, analisou a partir dos discursos dos professores que se encontram na condição de estudantes do curso de Pedagogia, se o componente curricular de Metodologia do Ensino da Matemática aproxima-se das questões da organização e tempo curricular desenvolvida no âmbito da sala de aula do Ensino Fundamental. Para atender aos objetivos propostos, nos aproximamos de autores que discutem a temática aqui tratada, como Pacheco (2005), Mainardes (2006), Moreira (2001), entre outros. Ao que e refere ao percurso teórico-metodológico, realizamos entrevistas semiestruturadas e observações das práticas curriculares das alunas/professoras, que foram analisadas a partir da Análise do Discurso na perspectiva de Orlandi (2010), por compreendermos que ela melhor contribuía no oferecimento de subsídios teórico/metodológicos para a compreensão da produção discursiva acerca da organização e tempo curricular. Nesse sentido, os discursos das alunas/professoras revelam que a Metodologia do Ensino da Matemática tem contribuído para gerar nelas autonomia para não receber passivamente modelos verticalizados de organização dos conteúdos curriculares, mas mobilizar os conhecimentos pedagógicos da formação para recontextualizar as propostas curriculares ao contexto educacional em que atuam. E, em se tratando do tempo curricular, as práticas curriculares apontam a flexibilização que as alunas/professoras têm realizado nele com vista o atendimento dos diferentes ritmos e especificidades de aprendizagem dos discentes.
Palavras-chave: Organização curricular, Tempo curricular, Prática curricular.