Trata-se de um relato de experiência sobre uma atividade de ação pedagógica realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Nenzinha Cunha Lima durante a disciplina de Sociologia, a qual resultou na Cartilha do Cidadão, composta por propostas de candidatos aos cargos de presidente do Brasil, Senador e Governador da Paraíba. Para construção desse artigo, partimos do pressuposto de que existe uma tendência a excluir a relação que há entre política e cidadania, na qual se exclui a política e se valoriza a cidadania, como se fossem termos distintos. A ligação dessas esferas começa no significado das palavras, ambas significam a mesma coisa, ou seja, embora a etimologia da palavra seja diferente o significado é o mesmo, a cidade como foco. Na tentativa de integrar teoria e prática no que se refere ao fazer política, a Cartilha do Cidadão tem como objetivo discutir as propostas dos candidatos a cargos públicos, antes da eleição, esse foi um primeiro passo para os alunos compreenderem que a responsabilidade política é de todos, e que ser cidadão é participar do destino da sociedade. Conclui-se que a maneira pela qual o tema política foi abordado em sala de aula repercutiu de forma positiva no que se refere ao ensino-aprendizagem dos alunos, visto que os mesmos produziram, em conjunto com a professora, a Cartilha do Cidadão, apresentando-a para aqueles que estavam além dos muros da escola.