Homossexualidade na escola: eliminando paradigmas sociais foi uma pesquisas desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental Orlando Venâncio dos Santos no mês agosto de 2015, com alunos do 1º, 2º e 3º do Ensino Médio ano buscou investigar se o tema homossexualidade era debatido na escola, de inicio foi realizado um estudo sobre o tema para verificar os pontos positivos destes debates na vida pessoal de cada aluno, e também verificar como a escola pode contribuir para o desenvolvimento do caráter de cada um, não contribuindo para formação de cidadãos preconceituosos, eliminando os padrões impostos pela sociedade. Posteriormente, foram aplicados questionários aos alunos, cujas perguntas buscavam descobrir como a escola se comporta em relação ao tema. Tais questionários foram analisados ao fim da pesquisa, permitindo concluir que apesar de ser um tema relevante na sociedade e de interesse dos alunos, a escola não aborda esse tema dentro da sala de aula, o que dificulta o entendimento do aluno em relação ao tema e ainda contribui para prática de bullying. Observou-se que o respeito as diferenças não é unânime entre os entrevistados e que há a necessidade de abertura de outros canais de comunicação e informação para entendimento do tema