Resumo: Discutir a formação inicial do professor é algo que muito nos instiga, pois, estamos vivenciando este momento formativo em nossas vidas e percebendo o quanto está sendo significativo para nosso futuro profissional. Este trabalho objetiva tecer reflexões acerca da formação inicial do licenciando em Geografia a partir da articulação entre teoria e prática docente, viabilizando contribuir para, o pensar escolar, como lócus de formação. Neste contexto, serão apresentadas discussões acerca dos processos formativos vivenciados por estudante do curso de Licenciatura em Geografia a partir de práticas desenvolvidas em sala de aula a partir de ações realizadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – no âmbito do subprojeto “Formação Docente e Geografia Escolar: das práticas e saberes espaciais à construção do conhecimento geográfico” da Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campus XI, Serrinha-Ba. As metodologias utilizadas baseiam-se na revisão bibliográfica, observação da prática cotidiana do professor supervisor do subprojeto, planejamento e execução de sequência didático-pedagógica. Estes mecanismos se configuram como uma ação do Atelier Geográfico Temático I intitulado de “A linguagem cinematográfica na sala de aula: dispositivo didático pedagógico para ensinar e aprender conceitos e temas da Geografia escolar”. A partir deste subprojeto foram desenvolvidas atividades práticas a partir de uma película fílmica com alunos da turma de 7° ano da Escola Leandro Gonçalves da Silva, localizada no meio rural do município de Conceição do Coité, Território de Identidade do Sisal, Bahia.