CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO NÍVEL MÉDIO SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15627 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2094 "inscrito_id" => 394 "titulo" => "CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO NÍVEL MÉDIO SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS" "resumo" => "Neste artigo temos como principal objetivo tratarmos a visão do aluno sobre o ensino de língua estrangeira (LE), em especial de língua inglesa (LI), e fazermos um paralelo com o grau de exposição à LE que aquele tem dentro e/ou fora da sala de aula. Para tanto, aplicamos questionários em uma escola da rede pública do estado do Ceará, contabilizando um total de trinta e oito (38) alunos do terceiro ano do ensino médio. Apoiamo-nos nos trabalhos sobre ensino e aprendizagem de LI de Oliveira (2009, 2014), Guimarães (2005) e também nos PCNs, para tecermos nossas asserções. Após coleta e análise constamos que a minoria dos professores de LI dos informantes tinha formação adequada e aqueles acham a carga horária escolar – 50 minutos por semana – insuficiente para o aprendizado de um LE. Apuramos, ainda, que os alunos creem que a LI é de suma importância para o mundo do trabalho e que eles acreditam não ser possível apreender a LI na escola pública, apresentando como principal razão o tempo de aulas que têm." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de línguas estrangeiras" "palavra_chave" => "ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, ESCOLA PÚBLICA, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA16_ID394_08092015192350.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSE CARVALHO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LARISSE CARVALHO" "autor_email" => "larisse_carvalhodeoliveir" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15627 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2094 "inscrito_id" => 394 "titulo" => "CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO NÍVEL MÉDIO SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS" "resumo" => "Neste artigo temos como principal objetivo tratarmos a visão do aluno sobre o ensino de língua estrangeira (LE), em especial de língua inglesa (LI), e fazermos um paralelo com o grau de exposição à LE que aquele tem dentro e/ou fora da sala de aula. Para tanto, aplicamos questionários em uma escola da rede pública do estado do Ceará, contabilizando um total de trinta e oito (38) alunos do terceiro ano do ensino médio. Apoiamo-nos nos trabalhos sobre ensino e aprendizagem de LI de Oliveira (2009, 2014), Guimarães (2005) e também nos PCNs, para tecermos nossas asserções. Após coleta e análise constamos que a minoria dos professores de LI dos informantes tinha formação adequada e aqueles acham a carga horária escolar – 50 minutos por semana – insuficiente para o aprendizado de um LE. Apuramos, ainda, que os alunos creem que a LI é de suma importância para o mundo do trabalho e que eles acreditam não ser possível apreender a LI na escola pública, apresentando como principal razão o tempo de aulas que têm." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de línguas estrangeiras" "palavra_chave" => "ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, ESCOLA PÚBLICA, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA16_ID394_08092015192350.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSE CARVALHO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LARISSE CARVALHO" "autor_email" => "larisse_carvalhodeoliveir" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }