Um dos pontos mais visados pelos países desenvolvidos é um Ensino de qualidade, que juntamente com os avanços tecnológicos, exige dos indivíduos habilidades e competências para o ingresso no mercado de trabalho. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa foi avaliar o desempenho dos alunos concluintes do curso de Química da UEPB, buscando analisar os conhecimentos básicos adquiridos pelos discentes no decorrer da graduação que são necessários para ingressar no mercado de trabalho. Como instrumento de avaliação foi elaborado e aplicado um questionário investigativo, estruturado com 6 perguntas, tendo como referência os conteúdos de Teorias Atômicas, Tabela Periódica, Funções Inorgânicas e Nomenclatura, Ligações Químicas e Geometria Molecular para uma amostragem de 18 estudantes concluintes no período 2014.2 do Curso de Licenciatura em Química Diurno e Noturno. Os resultados mais relevantes mostraram a falta de conhecimento referente aos conteúdos abordados. Foi verificado que uma percentagem elevada de erros das questões apresentadas, fato que pode ser justificado pela deficiência que existe desde o Ensino Médio e se expande no decorrer da graduação. Outro fator relevante que foi observado se refere a maior dedicação dos discentes do curso analisado para os conteúdos que julgam ser mais complexos e acabam esquecendo-se de assuntos simples, mas que são essenciais para atuação profissional. Observou-se também que a quantidades de discentes concluintes do curso de Química se torna a cada período cada vez menor, fator bem preocupante o qual exige a busca de alternativas para minimizar a deficiência no Ensino de Química.