A prática pedagógica está diretamente ligada com os saberes, portanto, é o que perfila a identidade do professor, é o que define seu trabalho em sala de aula é impossível não reconhecer nela, a capacidade de perceber, de interpretar e de produzir saberes capazes de transformar a ação pedagógica. A educação superior é ministrada em Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, abrangendo cursos de Licenciaturas, Bacharelado, Pós-graduação etc. Para dar aulas no ensino superior, o professor deverá ter, no mínimo, a formação universitária. As universidades, para se constituírem como tal, e obter uma boa nota no MEC, devem contar com um terço do corpo docente, pelo menos, com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado, isso não quer dizer que um especialista, não possa ministrar aulas e não tenha competência e sim que o MEC, exige maiores qualificações, esse fator está ligado a formação continuada do professor. Uma das principais preocupações relacionadas à expansão do ensino superior está ligado à qualificação do corpo docente, quanto maior qualificação tiver o profissional, espera-se que melhor será a qualidade do ensino. Por isso, as políticas de incentivo à titulação dos professores da educação superior têm sido uma exigência do MEC com o objetivo de promover a melhoria da graduação e da pós-graduação, principalmente para a expansão da pesquisa. Partindo desse pressuposto, a pesquisa buscou investigar como se dá a prática pedagógica dos professores dos cursos de Bacharelado e Licenciatura de uma Instituição de Ensino Superior na cidade de Parnaíba-PI. Para obtermos a resposta do problema descrito acima, trilhamos alguns objetivos, Geral e Específicos, portanto elencamos como objetivo Geral: analisar como os professores dos cursos de Bacharel e Licenciatura de Uma IES desenvolve uma prática pedagógica competente. Além dos Específicos, bem como identificar as dificuldades encontradas pelos professores ao executar suas práticas pedagógicas; investigar se os professores fazem auto avaliação de sua prática e como se desenvolve este processo e por fim verificar se os professores fazem planejamento e com que frequência. Foi uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Para obter as respostas da investigação, contamos com a ajuda de duas professoras, uma Bacharel e outra Licenciada, através de um questionário aplicado com ambas. O presente trabalho é composto por introdução, metodologia, resultados e discussão, conclusão e referencias.