Os Espaços culturais são patrimônios destinados ao uso coletivo, voltados principalmente para a produção, criação, prática, acolhimento, divulgação e/ou comercialização de bens e serviços culturais, geridos por instituições públicas ou particulares. Esses espaços são importantes para que as pessoas possam participar ativamente do processo de inclusão artístico social, no sentido de promover mudança no desenvolvimento humano e psíquico social. Não é apenas uma área que abriga objetos. É um local aberto ao público, fundamental para que todas as pessoas obtenham mais conhecimentos históricos e culturais, sobre a preservação, a valorização da história e dos espaços.
Um Espaço Cultural, a exemplo do Museu de Arqueologia da UNICAP, é sempre um importante local para aprendizagem e entretenimento. Conscientizar o público acerca da cultura e da história é uma das suas principais funções. Considerando que compreendem uma valiosa fonte de conhecimento, sua utilização como tema para promover a educação de crianças, jovens e adultos, justifica-se por permitir que o aluno conheça história do Recife através da história dos Patrimônios Culturais da cidade, contextualizando-os no tempo histórico, entendendo a sua importância e, assim, valorizar e preservar os espaços para que haja a continuidade da divulgação cultural.
Objetivando a produção de material didático para subsidiar minicursos de Educação Patrimonial voltados para crianças, oferecidos pelo Museu de Arqueologia da UNICAP, realizou-se um levantamento bibliográfico acerca da história, caracterização e funcionalidade de alguns dos Espaços Culturais do Recife tombados como Patrimônio Cultural.