A ampliação do conhecimento da cultura afro-brasileira e africana deve ser proporcionada pelo ambiente escolar através de atividades que levem o aluno a entender que todos podem construir sua identidade, bem como, contribuir com a coletividade para um ambiente social mais harmonioso. É preciso mostrar aos alunos a importância da pessoa negra na nossa cultura, possibilitando uma reflexão da condição da pessoa negra como sujeito, cidadão construtor das histórias da sua nação (África) e da nossa nação (Brasil) e, principalmente, a fusão dessas culturas o que gera uma cultura grandiosa: a cultura afro-brasileira. Nessa proposição, os aportes teóricos utilizados serão os listados a seguir dentre outros que visem um diálogo com as práticas escolares condizentes com a Lei 10.639/03: Munanga, Chagas, Zenaide. Tomamos como corpus uma sequência didática sobre o gênero artigo de opinião, a ser desenvolvida em uma turma de segunda série do ensino médio, da modalidade regular de uma escola estadual, no município de Pilões, Paraíba. A fim de levar ao conhecimento dos alunos as questões raciais que permeiam nossa sociedade serão utilizados diversos artigos de opinião que abordem a temática afro-brasileira em uma perspectiva positiva, valorizando a identidade da pessoa negra e da cultura que lhe é inerente. Serão observados, também, conceitos de estudiosos que enfocam a importância de se produzir bons textos para se fazer entender no ato comunicativo, tais como: Marcuschi, Koch, Rojo. As atividades desenvolvidas têm a intenção de levar os alunos a produzirem bons textos e, por conseguinte, melhorar o rendimento escolar desses estudantes.