Hoje em dia, tem-se a necessidade de que a Matemática seja ensinada de forma a favorecer o desenvolvimento de habilidades como: o raciocínio lógico, a capacidade argumentativa e a criticidade dos educandos. As atividades a serem apresentadas objetivam investigar como o uso de metodologias alternativas pode influenciar no processo de ensino e de aprendizagem na disciplina de Matemática (especificamente o conteúdo de geometria) em uma turma do 2° Ano da Educação de Jovens e Adultos, em uma escola localizada na cidade de Nazarezinho - PB. Exibimos alguns filmes abordando a História da Matemática, como suporte teórico, destacando grandes matemáticos como Pitágoras e Euclides de Alexandria. Discutimos sobre a história do π (pi), desenvolvemos em conjunto uma sequência de atividades envolvendo enigmas com palitos, onde os educandos ao mesmo tempo que resolviam os enigmas, tomavam conhecimento sobre essas propriedades e finalizamos o estudo utilizando a sala de aula como meio, os educandos usando fia métrica, mediram e calcularam a área e o perímetro de alguns objetos encontrados na sala que se assemelhavam as figuras estudadas. Ao final de cada sequência de atividades realizadas, os docentes registravam seus depoimentos através de escritos, onde os mesmos relatavam suas opiniões acerca do que conseguiram aprender, bem como as dificuldades encontradas durante a realização das atividades. Nota-se que um dos grandes empasses na aprendizagem de Matemática é considera-la uma disciplina mecânica e sem utilidade, as atividades mostram que ela pode ser uma disciplina dinâmica e interessante sem perder seu caráter abstrato.