Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE GEOMETRIA SOBRE UMA NOVA ÓTICA: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM UMA TURMA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, EJA, MATEMÁTICA, METODOLOGIAS ALTERNATIVAS. Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Matemática
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16400
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1650
    "inscrito_id" => 596
    "titulo" => "O ENSINO DE GEOMETRIA SOBRE UMA NOVA ÓTICA: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM UMA TURMA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "Hoje em dia, tem-se a necessidade de que a Matemática seja ensinada de forma a favorecer o desenvolvimento de habilidades como: o raciocínio lógico, a capacidade argumentativa e a criticidade dos educandos. As atividades a serem apresentadas objetivam investigar como o uso de metodologias alternativas pode influenciar no processo de ensino e de aprendizagem na disciplina de Matemática (especificamente o conteúdo de geometria) em uma turma do 2° Ano da Educação de Jovens e Adultos, em uma escola localizada na cidade de Nazarezinho - PB. Exibimos alguns filmes abordando a História da Matemática, como suporte teórico, destacando grandes matemáticos como Pitágoras e Euclides de Alexandria. Discutimos sobre a história do π (pi), desenvolvemos em conjunto uma sequência de atividades envolvendo enigmas com palitos, onde os educandos ao mesmo tempo que resolviam os enigmas, tomavam conhecimento sobre essas propriedades e finalizamos o estudo utilizando a sala de aula como meio, os educandos usando fia métrica, mediram e calcularam a área e o perímetro de alguns objetos encontrados na sala que se assemelhavam as figuras estudadas. Ao final de cada sequência de atividades realizadas, os docentes registravam seus depoimentos através de escritos, onde os mesmos relatavam suas opiniões acerca do que conseguiram aprender, bem como as dificuldades encontradas durante a realização das atividades. Nota-se que um dos grandes empasses na aprendizagem de Matemática é considera-la uma disciplina mecânica e sem utilidade, as atividades mostram que ela pode ser uma disciplina dinâmica e interessante sem perder seu caráter abstrato."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, EJA, MATEMÁTICA, METODOLOGIAS ALTERNATIVAS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID596_07092015224453.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ JORGE CASIMIRO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JORGE SANTOS"
    "autor_email" => "jorge.cassimiro14@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16400
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1650
    "inscrito_id" => 596
    "titulo" => "O ENSINO DE GEOMETRIA SOBRE UMA NOVA ÓTICA: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM UMA TURMA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "Hoje em dia, tem-se a necessidade de que a Matemática seja ensinada de forma a favorecer o desenvolvimento de habilidades como: o raciocínio lógico, a capacidade argumentativa e a criticidade dos educandos. As atividades a serem apresentadas objetivam investigar como o uso de metodologias alternativas pode influenciar no processo de ensino e de aprendizagem na disciplina de Matemática (especificamente o conteúdo de geometria) em uma turma do 2° Ano da Educação de Jovens e Adultos, em uma escola localizada na cidade de Nazarezinho - PB. Exibimos alguns filmes abordando a História da Matemática, como suporte teórico, destacando grandes matemáticos como Pitágoras e Euclides de Alexandria. Discutimos sobre a história do π (pi), desenvolvemos em conjunto uma sequência de atividades envolvendo enigmas com palitos, onde os educandos ao mesmo tempo que resolviam os enigmas, tomavam conhecimento sobre essas propriedades e finalizamos o estudo utilizando a sala de aula como meio, os educandos usando fia métrica, mediram e calcularam a área e o perímetro de alguns objetos encontrados na sala que se assemelhavam as figuras estudadas. Ao final de cada sequência de atividades realizadas, os docentes registravam seus depoimentos através de escritos, onde os mesmos relatavam suas opiniões acerca do que conseguiram aprender, bem como as dificuldades encontradas durante a realização das atividades. Nota-se que um dos grandes empasses na aprendizagem de Matemática é considera-la uma disciplina mecânica e sem utilidade, as atividades mostram que ela pode ser uma disciplina dinâmica e interessante sem perder seu caráter abstrato."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, EJA, MATEMÁTICA, METODOLOGIAS ALTERNATIVAS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID596_07092015224453.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ JORGE CASIMIRO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JORGE SANTOS"
    "autor_email" => "jorge.cassimiro14@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Hoje em dia, tem-se a necessidade de que a Matemática seja ensinada de forma a favorecer o desenvolvimento de habilidades como: o raciocínio lógico, a capacidade argumentativa e a criticidade dos educandos. As atividades a serem apresentadas objetivam investigar como o uso de metodologias alternativas pode influenciar no processo de ensino e de aprendizagem na disciplina de Matemática (especificamente o conteúdo de geometria) em uma turma do 2° Ano da Educação de Jovens e Adultos, em uma escola localizada na cidade de Nazarezinho - PB. Exibimos alguns filmes abordando a História da Matemática, como suporte teórico, destacando grandes matemáticos como Pitágoras e Euclides de Alexandria. Discutimos sobre a história do π (pi), desenvolvemos em conjunto uma sequência de atividades envolvendo enigmas com palitos, onde os educandos ao mesmo tempo que resolviam os enigmas, tomavam conhecimento sobre essas propriedades e finalizamos o estudo utilizando a sala de aula como meio, os educandos usando fia métrica, mediram e calcularam a área e o perímetro de alguns objetos encontrados na sala que se assemelhavam as figuras estudadas. Ao final de cada sequência de atividades realizadas, os docentes registravam seus depoimentos através de escritos, onde os mesmos relatavam suas opiniões acerca do que conseguiram aprender, bem como as dificuldades encontradas durante a realização das atividades. Nota-se que um dos grandes empasses na aprendizagem de Matemática é considera-la uma disciplina mecânica e sem utilidade, as atividades mostram que ela pode ser uma disciplina dinâmica e interessante sem perder seu caráter abstrato.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.