Na sociedade contemporânea as profundas transformações no mundo do trabalho, o avanço tecnológico e os meios de informação e comunicação exercem grande força nas relações e instituições sociais. A atividade docente vem se modificando para atender a essas transformações que atingem também a escola, suas concepções e suas formas de construção do saber, exigindo um novo modelo de instituição escolar e um novo perfil de professor que possam estar a serviço de uma educação que atenda efetivamente as demandas da população. Esta comunicação propõe uma reflexão sobre a formação de professores para a educação com mediação da tecnologia da informação e comunicação a partir dos dados de uma pesquisa em que aplicamos uma enquete sobre o tema a cento e dez professores do município do Rio de Janeiro. Neste texto apresentamos os resultados obtidos às perguntas relativas à formação e às competências docentes, em que as respostas foram categorizadas em quatro dimensões: pedagógica, tecnológica, didática e pessoal. As competências com maior frequência de respostas foram: domínio das tecnologias, atualização profissional constante e dinamismo pessoal. Isto aponta para o desenvolvimento de propostas de educação continuada docente em que é preciso deixar a visão da tecnologia como “algo que chega” e que tem efeito imediato e radical sobre os alunos e sobre a escola. As ferramentas tecnológicas só produzirão algum efeito na escola se os professores se apropriarem dela com intencionalidade pedagógica, transformando-as em recursos a favor da aprendizagem e integrando-as aos outros recursos disponíveis.