O presente estudo apresenta o impacto que a disciplina de Fundamentos da Educação teve para futuros professores de geografia, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte- UERN, do Campus Pau dos Ferros, alto oeste potiguar. Trata-se de uma resenha teórica, cujo corpus teórico é formado por Bruner (2001), Barbosa (2015), Marconi e Lakatos (2010). Pretendemos através desse trabalho abordar os modos de pensamento dos jovens contemporâneos que estão na universidade, no curso de Licenciatura em Geografia. Esses são multirreferenciais, multifacetados, afinal vivem em ambientes sociais hiperestimulados. A Universidade, no entanto, não considera adequado esse multi dos estudantes que nela estão. Estes são os resultados prévios encontrados por nós, após as leituras e as provocações dos encontros da disciplina. Este estudo nos leva a refletirmos, enquanto futuros educadores, que as práticas pedagógicas, tanto da escola e, principalmente da universidade que nos forma, encontra-se na contramão do contexto social, tanto do contexto da Sociedade do Conhecimento, quanto dos comportamentos sócio cognitivos de nós, graduandos em geografia, que iremos encontrar alunos e ambientes ainda mais estimulados que o nosso. Afinal, as tecnologias digitais, desenvolvem-se numa velocidade imensa.