O presente trabalho objetiva identificar os fatores que podem interferir na indisciplina em sala de aula e as alternativas de solução para esse problema na Escola de ensino fundamental II investigada em Altaneira - CE. A metodologia de investigação constitui-se em uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfica e de campo para melhor explicar o fenômeno estudado. O instrumento de coleta de dados foi o questionário aplicado junto a alunos, professores e o Núcleo gestor da escola em estudo. Foi possível perceber, a partir dos resultados preliminares, que os professores acreditam que a indisciplina é ocasionada por problemas alheios à escola e se isentam das consequências que elas trazem para a educação. Para os professores a causa da indisciplina é a Ausência da família, situação econômica, meio social que o jovem está inserido e o fato de professores não cumprirem as regras da escola. Apontar causas para a indisciplina necessita de estudos profundos e contínuos para que mais respostas surjam. Com relação ao que a escola tem feito se constatou que as tentativas não têm contribuído para os resultados esperados gerando a necessidade de um trabalho conjunto por parte da comunidade escolar para o enfrentamento da indisciplina.