O artigo apresenta o relato de uma experiência que utiliza os jogos matemáticos de raciocínio lógico, como uma tendência da educação matemática no processo de ensino-aprendizagem, realizada com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II, do Colégio Municipal José Eudenicio Correia Lins, na cidade de Barra de Santa Rosa-PB. O objetivo da pesquisa foi verificar se o uso de jogos matemáticos a partir de atividades que envolvem materiais manipuláveis contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos e facilita a resolução de situações-problema do cotidiano. Na busca deste objetivo foi escolhida uma turma e aplicado o jogo, envolvendo problemas que pudessem ser resolvidos usando o raciocínio lógico. Foram utilizados os jogos matemáticos com palitos, especificamente para o desenvolvimento de habilidades que compõem o raciocínio lógico e ao mesmo tempo oferece ao professor a oportunidade de criar um ambiente na sala de aula em que a comunicação torna-se construtiva, onde há interação entre alunos e professor, gerando toca de experiências e discussões.